SS5: Ogier vence e Latvala sofre acidente
O campeão do Mundo de ralis, Sébastien Ogier, voltou aos triunfos em especiais e aumentou a diferença para o segundo classificado que agora é Mikko Hirvonen, a cinco segundos de diferença. Na segunda passagem pela classificativa de Silves, a Volkswagen festejou com Ogier mas viu Jari-Matti Latvala sofrer um acidente e ficar fora de competição, pelo menos nesta primeira etapa. O finlandês capotou o seu Volkswagen Polo WRC depois de ter cumprido 11 quilómetros na classificativa.
Ott Tanak tem sido um dos pilotos mais rápidos do Rally até ao momento. Já venceu um troço, e ocupa o terceiro lugar. Tanak perdeu 1,4 segundos para Hirvonen e lamentou a escolha de pneus. “Foi uma decisão completamente errada”, afirmou.
s equipas esperavam encontrar troços ainda molhados e muito escorregadios. Por isso, a maioria das formações que corre em WRC escolheu pneus de mistura macia, o que se revelou uma decisão errada. As especiais secaram e o piso ficou duro e abrasivo, provocando um desgaste maior dos pneus. Só a Volkswagen enviou os seus carros para as especiais com pneus duros e isso ajudou Ogier na vitória em Silves 2.
No WRC2, Nasser Al-Attiyah foi o mais rápido e aumentou a diferença para Jari Ketomaa. Ambos os pilotos correm com Ford Fiesta e também optaram por usar pneus macios durante a tarde. Contudo, o qatari leva dois pneus suplentes mais duros.
Bernardo Sousa continua a ser o melhor português, mesmo se, a dois quilómetros do fim deu um toque numa barreira, o que provocou um furo no pneu traseiro do lado esquerdo. O madeirense é quinto no WRC2 enquanto Rui Madeira lidera entre os concorrentes do campeonato nacional.