Ao longo de uma temporada as equipas realizam a maioria das provas do campeonato em solo europeu, mas no caso de Portugal as equipas chegam ao Algarve depois de terem estado no México a cumprir a terceira prova do calendário, o que implica sempre um enorme esforço em termos logísticos com o transporte de todo o equipamento.
A Volkswagen utiliza para as três provas fora da Europa um total de sete contentores de 40 pés (12 metros), carregados com equipamento, peças sobressalentes, uma oficina de reparação, veículos de reconhecimento, tendas de serviço, cozinha e o escritório da equipa. Depois de carregados pesam umas impressionantes 79 toneladas.
No transporte por avião são 18 as toneladas que a equipa envia para cada prova, com a carga a ser composta pelos três Polo R WRC de competição e também peças de substituição em número limitado.
Nas provas europeias a formação germânica utiliza um total de sete camiões em que são transportados os três veículos de competição e toda a estrutura que a equipa utiliza nos dias de corrida (jantes, peças, tendas, veículos de reconhecimento...). Além destes são ainda utilizados três camiões para a ‘hospitality’ e demais equipamento necessário à formação.
Nas provas europeias é a Michelin quem coloca no local da competição os pneus utilizados pelos Polo R WRC, a equipa tem apenas que transportar as jantes, cerca de 140 por rally, com as medidas das jantes a serem distintas de acordo com a prova a disputar: 18 polegadas em alumínio para asfalto, 15 polegadas para pisos de terra, sem esquecer as jantes mais estreitas utilizadas em provas de neve, como o Rally da Suécia.
A equipa campeã do mundo utiliza ainda nas suas zonas de serviço 16 tabuleiros para peças e ferramentas, aproximadamente 40 caixas de alumínio para outras peças e ferramentas especiais e ainda 15 caixas de arrumação em aço para equipamento e peças de substituição. A cada paragem a zona de assistência parece uma pequena fábrica.
Durante as provas no velho continente a equipa gasta em média 600 litros de água para lavar peças e rodas dos Polo R WRC, água essa recolhida sempre num tanque próprio e depois devidamente descarregada em locais apropriados.
A electricidade nunca pode faltar e para tal a equipa alemã socorre-se de dois geradores independentes para caso seja necessário tudo se mantenha em funcionamento. No total esses geradores conseguem produzir 25kW de potência.
No total a equipa percorre anualmente mais de 100.000 quilómetros, o equivalente a duas voltas e meia ao globo terrestre, isto sem incluir os mais de 47.000 quilómetros do transporte marítimo para as provas fora da Europa.