Apesar do desapontamento de não poderem fornecer versões homologadas dos Citroën e Peugeot R5 a tempo do Rally Rallye Automobile Monte Carlo (16 a 18 de Janeiro), foi confirmado que ambos os carros estarão homologados a 1 de Março.
Um dos pilotos que tem estado envolvido no desenvolvimento de ambos os veículos é o novo nome da Citroën Total Abu Dhabi World Rally Team, Kris Meeke, que foi visto aos comandos do protótipo Peugeot 208 T16 em Junho de 2013, em Ypres.
Kris, tens desempenhado o papel de piloto de testes de ambos os carros. Como é que os dois se comparam entre si?
“Ainda é um pouco cedo para dizer. É claro que há alguns componentes muito semelhantes em anos os carros, mas basicamente o chassis de ambos é diferente; o Citroën tem uma distância entre eixos diferente e ouras coisas. Nunca testámos os dois carros na mesma estrada, pelo que é complicado fazer uma verdadeira comparação da prestação de ambos em acção.”
“Tendo em conta que os carros têm 80% dos componentes em comum, as diferenças vão ser marginais. O Grupo PSA nunca homologou um carro que não seja vencedor e nunca lançou um carro sem estar contente com ele. Podem ter a certeza que quando os dois carros forem homologados vão estar prontos para ganharem ralis.”
Apesar do desapontamento de não poderem fornecer versões homologadas dos Citroën e Peugeot R5 a tempo do Rally Rallye Automobile Monte Carlo (16 a 18 de Janeiro), foi confirmado que ambos os carros estarão homologados a 1 de Março.
Um dos pilotos que tem estado envolvido no desenvolvimento de ambos os veículos é o novo nome da Citroën Total Abu Dhabi World Rally Team, Kris Meeke, que foi visto aos comandos do protótipo Peugeot 208 T16 em Junho de 2013, em Ypres.
Kris, tens desempenhado o papel de piloto de testes de ambos os carros. Como é que os dois se comparam entre si?
“Ainda é um pouco cedo para dizer. É claro que há alguns componentes muito semelhantes em anos os carros, mas basicamente o chassis de ambos é diferente; o Citroën tem uma distância entre eixos diferente e ouras coisas. Nunca testámos os dois carros na mesma estrada, pelo que é complicado fazer uma verdadeira comparação da prestação de ambos em acção.”
“Tendo em conta que os carros têm 80% dos componentes em comum, as diferenças vão ser marginais. O Grupo PSA nunca homologou um carro que não seja vencedor e nunca lançou um carro sem estar contente com ele. Podem ter a certeza que quando os dois carros forem homologados vão estar prontos para ganharem ralis.”