O jovem sueco Pontus Tidemand, com a ajuda do experiente navegador Ola Floene (NOR), foi o vencedor da jornada inaugural do Junior WRC de 2013, que arrancou este fim-de-semana no Vodafone Rally de Portugal e onde os Ford Fiesta R2 são a arma de serviço de todos os inscritos.
Depois de ter competido na FIA WRC Academy em 2012 e de ter terminado na segunda posição na categoria júnior na Finlândia e Espanha, Tidemand veio para a prova do ACP com fortes esperanças de mostrar a todos do que é capaz. O Campeão da Suécia de Ralis de 2011 assumiu a liderança do pelotão do Junior WRC na PE 2 e nunca mais a perdeu. Mostrando muita velocidade ao longo do Rally, o sueco respondeu bem às dificuldades apresentadas pelas classificativas portuguesas, sem receios e assinando o triunfo em cinco troços para terminar em 21º da geral – um resultado fantástico para um duas rodas motrizes. Ao vencer em cinco especiais, Tidemand somou mais cinco pontos que se juntam aos 25 da vitória na prova.
Jose Suarez – segundo na FIA WRC Academy 2012 – foi o segundo classificado a 2m26s da frente. O espanhol apresentou boa prestação ao assinar tempos promissores, incluindo duas vitórias em classificativas, isto apesar de ter rodado com a pressão errada nos pneus durante a secção da manhã do segundo dia e de um furo na PE 11, que lhe custou cerca de dois minutos.
Yeray Lemes, das Canárias, fechou o pódio e mostrou velocidade incrível durante o segundo dia de prova. O piloto recuperou muito do tempo que perdeu na PE 1 devido a furo no pneu traseiro direito.