A pensar no título de construtores e a tentar preparar o caminho para Thierry Neuville, a Hyundai entrou forte no Rali de Espanha, com os seus três pilotos a vencerem especiais no primeiro dia de prova. Para que ninguém se esqueça, Loeb venceu 3 troços e está na liderança do rali. A correr em casa, Dani Sordo também ganhou um troço e esteve no comando da prova. Para não destoar, o candidato Neuville também venceu uma especial e está muito bem posicionado para chegar à liderança do Rali de Espanha.
A nota menos positiva do dia vai para Sébastien Ogier que, depois de vencer a primeira especial do dia, teve graves problemas de direção assistida no Citroen, logo à entrada para o segundo troço, perdendo já mais de quatro minutos para a concorrência. Isto poderá querer dizer que o campeão do mundo está com poucas hipóteses de revalidar o título. Se a Hyundai entrou ao ataque, com os seus três carros, a Toyota está muito atenta e perto dos lugares do pódio ocupados pela rival Hyundai, com Meeke, Tanak e Latvala em marcação cerrada aos pilotos da Hyundai.
Loeb conta apenas com 1,7 segundos de vantagem para Neuville que é o 2º classificado, enquanto o Hyundai de Sordo está agora na 3ª posição a 7,6 segundos do líder. Kris Meeke é o melhor piloto da Toyota, no 4º lugar a 13,0 segundos de Loeb, seguido por Ott Tanak a 21,7 segundos e por Latvala a 30,1 segundos. Depois desta batalha entre a Hyundai e a Toyota, com Neuville e Tanak sempre em destaque, surgem dois Ford Fiesta. Evans está no 7º posto a 44,0 segundos de Loeb, seguido de perto por Suninen a 51,8 segundos do líder. Com a Citroen fora dos lugares de topo, a “vingança” faz-se na categoria WRC2, com Mads Ostberg a comandar com o Citroen C3 R5, na frente do Skoda Fabia de Loubet, mas com Eric Camilli, também em Citroen no 3º lugar do WRC 2 a escassos segundos dos dois pilotos da frente.