Depois do primeiro dia de competição por terras turcas, a Citroen quer controlar os acontecimentos e coloca dois C3 WRC nos dois primeiros lugares. Esapekka Lappi saltou para o comando do rali logo no 3º troço, aguentando o ritmo dos seus principais opositores.
O piloto finlandês da Citroen conta com 17,7 segundos de vantagem para o outro C3 tripulado pelo campeão do mundo Sébastien Ogier. O candidato Thierry Neuville em Hyundai fecha o pódio, apenas a 7 décimas de segundo de Ogier e a 18,4 do líder do rali.
Se o andamento e a resistência de Lappi terá causado alguma surpresa, também Teemu Suninen em Ford Fiesta mostrou ser bastante eficaz, terminando o dia na 4ª posição a 44,4 segundos de Lappi. Mikkelsen que foi o primeiro líder do Rali da Turquia, termina o dia no 5º lugar já a 1m04,1 do comandante, seguido pelo seu colega de equipa Dani Sordo a 1m25,2 da liderança.
Quanto à Toyota, que tem marcado o ritmo nas derradeiras etapas do WRC, coloca os três Yaris todos seguidos e separados apenas por dez segundos entre si. Meeke é 7º a 1m32,1, Tanak está no 8º lugar a 1m37,4 e Latvala é o 9º classificado a 1m42,5 de Esapekka Lappi. O lote dos dez primeiros da classificação geral fecha com o Ford Fiesta WRC de Pontus Tidemand a uns longínquos 3m45,4.
Na categoria WRC 2, o comando continua a ser da Skoda, mas desta vez para o Fabia R5 tripulado pelo polaco Kajetanowicz, que conta com 41,5 segundos de vantagem para Jan Kopecky também em Skoda. A única equipa portuguesa presente nesta prova do WRC na Turquia, composta por Diogo Salvi e Hugo Magalhães, num Skoda Fabia R5, ocupam o 16º lugar da classificação geral e o 6º posto entre a categoria WRC 2.