Jari-Matti Latvala, da Volkswagen Motorsport, assinou a segunda vitória consecutiva em classificativas no Vodafone Rally de Portugal ao ser o mais lesto no sétimo troço cronometrado. Ele bateu o companheiro de equipa gaulês por 0,2s na primeira passagem por Vascão, reduzindo a diferença à geral para 10,1s.
Ogier queixou-se da virose com a qual se tem debatido durante toda a semana, admitiu que esta começa a ter os seus efeitos e revelou não se sentir muito bem.
O terceiro na especial foi Mikko Hirvonen, da Citroën Total Abu Dhabi World Rally Team, que se quedou a 3s de Latvala, mas revelou-se contente com o carro. Mads Ostberg, da Qatar M-Sport WRT, fez um brilhante quarto tempo, isto apesar de ter sido o primeiro na estrada. O vencedor do Vodafone Rally de Portugal em 2012 mostrou, com esta prestação, o que podia ter sido caso não tivesse desistido ontem e não estivesse hoje a competir sob a regra de Rally 2.
Carro nº 2, Hirvonen/Lehtinen
“Estou mais satisfeito com o carro hoje. Sinto que andei a fundo sem cometer erros.”
Carro nº 4, Ostberg/Andersson
“A estrada tem muita terra solta. Perco tempo a ‘limpar’. Fiz boas trajectórias. É uma boa linha para os que vêm a seguir.”
Carro nº 5, Novikov/Minor
“Ataquei ao máximo. O lugar está ok, mas algo não está certo. Os tempos não aparecem.”
Carro nº 6, Al-Attiyah/Bernacchini
“A especial era rápida e tentámos manter a nossa posição. O rali é longo e, nas segundas passagens, vai ser duro. Eu gosto das classificativas maiores, talvez porque faço o Dakar.”
Carro nº 7, Latvala/Anttila
“Estou a tentar manter o Mikko (Hirvonen) atrás de mim. Não penso no Ogier. Seria bom fazê-lo mas não é o momento certo para isso.”
Carro nº 8, Ogier/Ingrassia
“Tento andar depressa. Ando à procura da energia para isso. Não está a ser um rali fácil para mim.”
Carro nº 9, Mikkelsen/Markkula
“Não estou contente com as notas do final. Não tinha a certeza do local onde estava. Mas foi uma boa classificativa.”
Carro nº 10, Al Qassimi/Martin
“Estou a aprender mas continuo sem confiança.”
Carro nº 12, Kosciuszko/Szczepaniak
“Gosto muito deste troço, mas escorregámos muito. Os pneus traseiros não estão a funcionar. Sobreaquecem. Não posso acelerar.”
Carro nº 15, Kuipers/Buysmans
“Hoje limpo mais a estrada. Vamos ver como corre.”
Carro nº 21, Prokop/Ernst
“A especial foi boa. A passagem de água é funda e longa. Não tenho confiança como ontem e por isso o ritmo não é o mesmo. O carro está perfeito. Tenho de melhorar.”
Carro nº 31, Lappi/Ferm
“Estou satisfeito. Agora só temos de continuar até ao fim, em velocidade de cruzeiro. Pode ser difícil. É a primeira vez que estamos numa situação deste tipo. Temos de aprender.”
Carro nº 32, Wiegand/Christian
“O troço foi bom mas escolhemos mal os pneus. Tentei ser rápido com pneus macios cruzados. No início foi ok, mas no final estava muito quente e o piso era duro. Na próxima especial vamos com pneus duros. Vamos tentar garantir pontos para o campeonato.”
Carro nº 48, Al-Kuwari/Duffy
“Esta especial foi muito melhor para mim do que a anterior, mais parecida com Chipre, muito traiçoeira e sem nos podermos divertir. Aqui fui mais rápido, a deslizar na estrada e a poder pilotar.”
Carro nº 51, Chardonnet/De La Haye
“Vi dois carros (Cronin e Fisher) parados na berma da estrada. Abrandei. A partir daí vim no ritmo errado e não consegui recuperar o andamento. Hoje é mais difícil do que ontem, mas não sei porquê.”
Carro nº 59, Bouffier/Panseri
“Vi dois carros parados. Ouvi um barulho na dianteira esquerda do carro mas nada mais. Estou a seguir o meu plano inicial, que passa por guiar sem loucuras e manter um ritmo constante.”
Carro nº 74, Kubica/Baran
“Temos um problema com o comando hidráulico da caixa de velocidades que não está a funcionar. A alavanca convencional é muito mais pesada. Tivemos dificuldades num gancho porque o travão-de-mão não funcionou. Falta uma especial para a assistência. Espero que a equipa possa resolver tudo.”
Carro nº 78, Bresolin/Pollet
“Cometi um erro numa curva lenta e fiz um pião. Tive de fazer marcha-atrás antes de prosseguir.”
Carro nº 79, Barrable/Loudon
“Sem problemas. Adorei a especial. Estou a gostar muito de pilotar este carro.”
Carro nº 81, Moura/Costa
“Tudo bem. Esta classificativa foi mais ou menos. Pena o furo no troço anterior. Perdemos tudo o que tínhamos ganho ontem. Vamos continuar a andar.”
Carro nº 83, Magalhães/Silva
“Correu bem. O troço estava muito escorregadio com algumas pedras soltas. Fizemos alterações no carro para ver se ele fica mais eficaz.”
Carro nº 84, Meireles/Castro
“Correu bem no geral. Cometemos apenas um erro aqui ou acolá. Os pisos estão muito duros.”