Quarta etapa do Campeonato do Mundo de Ralis, o Vodafone Rally de Portugal, volta a realizar-se no Algarve eno Baixo Alentejo e é o segundo de seis ralis consecutivos disputados em pisos de terra. É, contudo, visto como o diapasão para os quatro eventos que se seguem. Normalmente, quem é competitivo em Portugal consegue sê-lo nas jornadas futuras pois as equipas encontram troços com características muito variadas.
Este ano, o Rally começa em Vilamoura com a cerimónia na Marina agendada para as 20h30 de quinta-feira.Destaque para o regresso a Lisboa para a realização da super-especial na Praça do Império, mesmo em frente ao Mosteiro dos Jerónimos.
Além de contar para o Campeonato do Mundo de Ralis, o Vodafone Rally de Portugal conta ainda para mais duas categorias, WRC2 e WRC3. A lista de inscritos deste ano conta com 71 equipas. Entre estas, estão os pilotos do Júnior WRC, campeonato que sucede à WRC Academy e que arranca nesta prova.
A nível nacional, o Vodafone Rally de Portugal não conta para o campeonato, mas engloba a Taça de Ouro, uma competição criada pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, nas quais estão inseridas os ralis internacionais realizados no país. Por isso, e como é o principal evento do calendário automobilístico português,são muitas as formações nacionais que fazem questão de participar, com particular destaque para o campeão em título, Ricardo Moura, que se mantém fiel ao Mitsubishi Lancer Evo IX, Bruno Magalhães, que regressa à modalidade, de novo com o Peugeot 207 S2000, ou Pedro Meireles, que se apresenta ao volante de um Skoda Fabia S2000.
Locais perto de Vodafone Rally De Portugal 2013 - HQ