Beneficiando de uma boa posição de partida, e apesar de estar em Super Rali, Jari-Matti Latvala começou o terceiro dia de competição da melhor forma, vencendo a primeira passagem pelo troço de Vieira do Minho. Depois dos problemas sentidos ao longo do dia de ontem, o finlandês parece estar interessado em mostrar as suas capacidades ao longo das próximas especiais e mostrou-o logo na especial de abertura deste terceiro dia.
O atual líder do Vodafone Rally de Portugal, Thierry Neuville, também mostrou muita confiança nos 17.5km da especial e deixou toda a concorrência mais atrasada. Esapekka Lappi, único piloto da Toyota que ainda pode vencer a prova, iniciou bem o terceiro dia de competição, perdendo apenas 0.2s para o líder.
Na luta pelo segundo lugar da geral, Elfyn Evans (Ford) alargou a sua vantagem, em 2.2s sobre o espanhol Dani Sordo (Hyundai) após a passagem na SS10. O britânico está 18.6s de Neuville e com 8.8s de vantagem sobre Sordo. Os finlandeses Teemu Suninen e Esapekka Lappi ocupam a quarta e quinta posição, respectivamente.
Sébastien Ogier e Andreas Mikkelsen regressaram hoje ao Vodafone Rally de Portugal em Super Rali depois dos problemas sentidos no decorrer das etapas de sábado mas não foram além do quinto e nono melhor tempo da especial, respectivamente.