CFILogin.resx
ogier destaque_final

Sébastien Ogier iguala recorde de Markku Alen em Portugal

21 maio 2017

Sébastien Ogier (Ford) reforçou o seu estatuto na galeria de notáveis do Vodafone Rally de Portugal, ao igualar, com a vitória deste domingo, o recorde de triunfos (5) que estava na posse do finlandês Markku Alén e durava há… 30 anos. Curioso é que ambos partilham, nas suas carreiras, a particularidade de terem ganho o primeiro rali do Campeonato do Mundo em Portugal.

Quando, em 2014, subiu ao lugar mais alto do pódio na prova portuguesa, então sediada na região do Algarve, o piloto francês dizia, em jeito de brincadeira, que, com quatro vitórias em Portugal, estaria prestes a “ter direito à concessão de um passaporte português”…

A nível de história, recorde-se que o finlandês Markku Alén começou a sua hegemonia no Rali de Portugal na década de 70 – 1975 (Fiat 124 Abarth), 1977 (Fiat 131 Abarth), 1978 (Fiat 131 Abarth), 1981 (Fiat 131 Abarth) e 1987 (Lancia Delta HF) –, prolongando-a até muito perto dos anos 90, depois de um longo trajeto no Mundial, sempre ao volante de carros do Grupo Fiat.

Bem diferente foi o percurso de Sébastien Ogier, cuja carreira começou sob a alçada, em termos de apoio, da Federação Francesa, integrando a equipa Citroen.

O piloto francês estreou-se a ganhar a prova portuguesa no Algarve, em 2010 (Citroen C4 WRC), colecionando novos sucessos em 2011 (Citroen DS3 WRC), 2013 (VW Polo R WRC), 2014 (VW Polo R WRC) e agora, na edição 2017 do Vodafone Rally de Portugal que pelo segundo ano consecutivo decorreu na região Norte do país.

Refira-se, por último, que entre a primeira e a última vitória de Markku Alén decorreram 12 anos, enquanto Sébastien Ogier necessitou apenas de sete anos para igualar o recorde de maior número de triunfos na prova organizada pelo Automóvel Clube de Portugal.

scroll up