CFILogin.resx
Rally-de-Portugal-detalhe-analise-rec-2025

ANÁLISE: Kalle Rovanperä mostra como se faz

Toyota conquistou o 5.º título de consecutivo de construtores.
21 outubro 2025

Antes de deixar o WRC, Kalle Rovanpera procura o seu 3º título mundial e deixa para as duas últimas provas do ano todas as decisões. Os seus principais opositores são colegas de equipa na Toyota. Empatado em pontos (234) com Sébastien Ogier, o confronto de gerações está ao rubro, mas com Elfyn Evans a tomar a dianteira com 247 pontos, depois do excelente 2º lugar conseguido na Europa Central. Uma coisa é certa, depois do título de construtores alcançado pela Toyota, o 5º consecutivo e o 9º do seu historial, a equipa tem praticamente garantido o título de pilotos, para Evans, Ogier ou Rovanpera. Ott Tanak já está longe e Thierry Neuville ainda mais.

Rovanperä no Rali da Europa Central

A Toyota foi a grande vencedora do Rali da Europa Central

A antepenúltima prova do WRC 2025 teve acidentes marcantes, como o de Ogier ou Neuville, com o piloto francês da Toyota a apostar tudo num “Super Domingo” e na Power Stage, para recuperar pontos preciosos. Foi isso mesmo que aconteceu! Ogier não só foi o melhor no domingo, na frente de Evans e Rovanpera, como também foi o mais rápido na Power Stage onde a Toyota conquistou os cinco melhores tempos. Um aparatoso acidente numa ponte na fronteira entre a Alemanha e a Áustria retirou qualquer tipo de reação a Neuville, o campeão de 2024, que já não tem qualquer tipo de hipótese para chegar ao título. Na Europa Central, Ott Tanak também tentou chegar mais longe, mas teve de se contentar com o 3º lugar do pódio. Agora, nas duas últimas provas do ano, Rali do Japão e Arábia Saudita, Rovanpera e Ogier prometem outro confronto de gerações, mas com o líder Evans a tentar controlar o garantido ímpeto dos seus colegas de equipa, na procura do seu primeiro título mundial.

Na categoria WRC2, o vencedor acabou por ser Jan Cerny, isto porque o imparável Oliver Solberg, o campeão WRC2 de 2025, não pontuava para esta classe, sendo, no entanto, o mais rápido entre os WRC2, com quase dois minutos de vantagem para Jan Cerny. Próximas respostas garantidas para o Japão entre 6 e 9 de novembro.

scroll up