CFILogin.resx
PONS

Fabrizia Pons voltou a ‘voar’ em Portugal… 42 anos depois

06 junho 2024

Michèle Mouton e Fabrizia Pons formaram a mais célebre dupla feminina do WRC e a única a conseguir ganhar o Rali de Portugal, em 1982. Quarenta e dois anos depois, a navegadora italiana regressou a solo nacional para um co-drive muito especial, no Shakedown de Baltar.

Fabrizia Pons reviveu as emoções do melhor rali do mundo e, ao mesmo tempo, cumpriu o objetivo de andar num dos modernos WRC, ao lado de Adrien Fourmaux no Ford Puma Rally1, durante o Shakedown de Baltar.

Aos 68 anos, a italiana continua a guardar recordações especiais de Portugal e da edição que ganhou com Michèle Mouton e o Audi Quattro, em 1982. “Muita, muita, muita gente… E demasiado próxima dos carros. Era uma loucura!”, respondeu, quando instada a recordar os Ralis de Portugal da década de 1980. “Ainda bem que hoje a prova tem muito mais segurança e é uma das melhores do WRC. Seria impossível repetir aqueles tempos.”

Para o co-drive com Fourmaux, Pons fez questão de ditar as notas de Alexandre Coria, o navegador do piloto francês. “Sempre tive curiosidade em andar num Rally1. Desde os Grupo B, o Rally1 era o único carro de topo do WRC onde nunca tinha andado. Adorei, claro, mas as minhas notas ainda podiam estar melhores”, comentou. Profissionalismo à prova do tempo!

scroll up