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Quando McRae bateu Sainz em Portugal por 2,1s

04 junho 2024

O recente triunfo de Ott Tänak por 0,2s na Sardenha igualou a mais curta margem de vitória de sempre no WRC. Nas 57 edições do Rali de Portugal, a prova mais renhida continua a ser a de 1998, quando Colin McRae (Subaru) bateu Carlos Sainz (Toyota) por 2,1s... após 380 quilómetros cronometrados!

Ganhar um rali do WRC por 0,2s é, por si, um feito notável, mas a margem de vitória de Ott Tänak e Martin Jarveoja no recente Rali Itália – Sardenha nem sequer é caso único. Em 2011, Sébastien Ogier e Julien Ingrassia, então na Citroën, tinham batido Jari-Matti Latvala e Miikka Anttila (Ford) na Jordânia pela mesma margem, mas após 333 quilómetros cronometrados (na Sardenha foram 266 km)!

Uma diferença incrível, mas que não anda muito longe dos 0,3s registados entre Marcus Grönholm (Ford) e Sébastien Loeb (Citroën) na Nova Zelândia, em 2007, e dos 0,6s que separavam Ogier (Toyota) e Elfyn Evans (Toyota) na Croácia em 2021.

Curiosamente, a Sardenha tem duas das cinco margens de vitória mais curtas de sempre, já que, em 2018, Thierry Neuville ficou 0,7s na frente de Ogier, o ‘cliente’ mais frequente deste top 5.

Duelo em solo luso

O sexto lugar do ranking é ocupado pelo inesquecível TAP Rally de Portugal de 1998, quando Colin McRae e Nicky Grist, no Subaru Impreza WRC, resistiram à ‘fúria' de Carlos Sainz e Luis Moya, no Toyota Corolla WRC, que recuperaram muito tempo até terminarem a 2,1s da dupla britânica.

Um ataque desenfreado de Sainz levou-o a ganhar 25,7s a McRae no último dia, mas não foi suficiente para impedir o triunfo do escocês, num momento que Nicky Grist ainda recorda vividamente, tal como nos contou aquando da sua passagem pela Exponor, no Porto, 24 anos depois dessa histórica vitória.

Longe vão os tempos em que a prova portuguesa foi decidida por 13m07s, na vitória de Michèle Mouton, em 1982, ou pelos ainda mais expressivos 14m19s com que Walter Röhrl ganhou a edição de 1980!

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