De locutora de rádio para navegadora de ralis. A incursão de Janni Hussi no desporto automóvel teve tanto de casual como de fulgurante. Conheça a incrível história desta simpática finlandesa que descobriu uma paixão depois de um programa de rádio em direto.
Para Janni Hussi, o Vodafone Rally de Portugalteve um “sabor” ainda mais especial. O terceiro lugar conquistado ao lado de Joona Lauri, num Skoda Fabia RS Rally2 de WRC2, representou o ponto mais alto do seu ainda curto trajeto no desporto automóvel. A simpática navegadora, de 32 anos, era uma celebridade da rádio finlandesa… antes de descobrir a paixão pelos ralis.
“Eu era apresentadora de um programa de rádio matinal na Finlândia. Um dia estávamos a falar de ralis e eu, em tom de brincadeira, afirmei em direto que esta atividade não podia ser assim tão difícil, que qualquer pessoa a podia praticar. A verdade é que o Sami Pajari, um jovem piloto finlandês, estava a ouvir e resolveu ligar para a estação e, em direto, desafiou-me a experimentar. Com milhares de pessoas a seguir o programa que me ouviram a dizer que qualquer um podia fazê-lo, fiquei sem argumentos para recusar o desafio”, contou Janni Hussi em Portugal.
“Aceitei pensando que ia vestir um fato de competição e colocar um capacete só uma vez para experimentar, mas logo no meu primeiro co-drive percebi que era amor à primeira vista!”. O impacto desta primeira experiência como navegadora de ralis foi tão avassalador que a locutora de rádio não pensou duas vezes: “Seis meses após aquela primeira experiência desisti da rádio para abraçar uma carreira como navegadora de ralis. Devo ter feito alguma coisa bem já que, passados apenas 14 meses, estava a preparar-me para a minha primeira época, em 2023!”.
E a meteórica carreira de Hussi está longe de abrandar. No Vodafone Rally de Portugal, a dupla do Skoda chegou mesmo a um “suado” terceiro lugar no WRC2 e 10.º lugar na geral, isto depois de uma luta muito renhida pelos lugares do pódio. Os finlandeses podem ter perdido uma estrela da rádio e da televisão, mas ganharam, com toda a certeza, uma nova estrela no pelotão do WRC2.