A etapa mais longa do rali foi a terceira do que, acabou por se tornar, um emocionante ciclo de testes de velocidade esta manhã. Na abertura da etapa, Grégoire Munster, ao fim de 26 km, parou durante mais de dois minutos e meio com o que pensou ser um problema no alternador e voltou a parar pouco depois, tendo Elfyn Evans passado a ser o primeiro na estrada.
Takamoto Katsuta sofreu problemas na suspensão traseira do seu Yaris, mas um inspirado Ott Tänak bateu o recorde da etapa com um tempo de 24min 06,4s e o estónio “roubou” a liderança do rali a Sébastien Ogier por apenas 0,2 segundos.
O tempo fantástico de Yohan Rossel permitiu ao francês aumentar a sua vantagem no WRC2 sobre Gus Greensmith para 12,8 segundos.
Decretado um interval de quatro minutos para os carros de Rally1.
Recorde da especial – Tänak (Hyundai - 2021): 24min 11.9sec
Car 11. NEUVILLE/WYDAEGHE
"Muita subviragem, especialmente nas curvas lentas, não consigo fazer o carro rodar. Estava a usar muito o travão de mão. Fiz o que pude. Muita limpeza do piso em sítios onde não há humidade."
Car 33. EVANS/MARTIN
"Para ser justo, foi um pouco dececionante. Definitivamente, não foi na direção que eu gostaria. Temos de continuar a trabalhar emn alguma coisa. É só virar para onde quero."
Car 16. FOURMAUX/CORIA
“Desta vez estava com dificuldades.”
Car 8. TÄNAK/JÄRVEOJA
Bate, oficialmente, o recorde do troço de Amarante 1 com um tempo de 24 minutos e 06,4 segundos. "Vamos ver, eu tento. Acho que é assim que as coisas são neste momento. Alguns sítios são surpreendentes. Não sei bem onde está o limite..."
Car 18. KATSUTA/JOHNSTON
Parou a 10,7 km do fim da especial com problemas na suspensão traseira direita.
Car 17. OGIER/LANDAIS
"A competição está ao rubro. Seria uma novidade se eu tivesse medo de alguém..."
Car 13. MUNSTER/LOUKA
Parou após 26 km com um problema mecânico. A equipa conseguiu recomeçar com uma perda de mais de dois minutos e meio e atingiu um ritmo competitivo antes de parar e abandonar a especial pela segunda vez. Perdeu mais de seis minutos. "Temos um problema de motor. Primeiro pensei que fosse um problema no alternador. Quando verifiquei a correia, ela ainda estava lá. Não faço ideia do que seja."
Car 6. SORDO/CARRERA
"É óbvio que estou desiludido. Houve alguns erros. Tento dar o meu melhor e divertir-me".
Car 21. ROSSEL/DANAND
"Foi uma etapa muito boa para mim. O carro funcionou muito bem. Foi perfeito. Há muito tempo que não tínhamos uma sensação como esta em terra".
Car 22. GREENSMITH/ANDERSSON
"Horrível. O carro deslizava por todo o lado. Não me senti bem. Tentei fazer uma condução limpa e minimizar as derrapagens descontroladas."
Car 25. GRYAZIN/ALEKSANDROV
"Tentei algumas alterações na afinação, mas não consegui fazer uma condução limpa. Não estou a manter a linha. Não sei porquê. Vamos mudar de novo para tentar melhorar."
Car 28. SOLANS/SANJUAN
"Estamos a tentar fazer o nosso melhor. Estou a tentar conduzir o melhor que posso e ir até ao limite e, ainda assim, manter-me na linha, ter uma condução limpa e esforçar-me ao máximo".