O regresso a Vieira do Minho marcou a primeira etapa da tarde. Takamoto Katsuta queixou-se da poeira fina dentro do carro, embora o japonês tenha conseguido bater confortavelmente seu o tempo desta manhã.
Um Ott Tänak menos satisfeito foi mais lento do que na sua primeira passagem e cedeu 9,7 segundos a Thierry Neuville. Ainda assim, o belga ficou a 5,8 segundos atrás de Esapekka Lappi nesta luta interna no seio da equipa Hyundai pelo terceiro lugar.
Dani Sordo reforçou a sua posição de segundo classificado (na especial e na geral) por 0,1 segundos, isto enquanto Kalle Rovanperä continua a amealhar segundos de vantagem na frente do pelotão entre os WRC. O finlandês voltou a rubricar o tempo mais rápido, embora por apenas 2,8 segundos, aumentando a vantagem na classificação geral para 55,2 segundos.
Oliver Solberg queixou-se de falta de potência e perdeu 1,3 segundos para Gus Greensmith, mas o sueco continua a liderar o WRC2 com 35,7 segundos de vantagem. Andreas Mikkelsen ultrapassou Yohan Rossel para conquistar o terceiro lugar na categoria.
Carro 11. NEUVILLE/WYDAEGHE
"Eles vão esforçar-se muito (Lappi e Sordo). Fiz uma boa especial e posso estar satisfeito. É mais acidentada, mas um pouco mais fácil de manter o carro na trajetória.
Carro 69. ROVANPERÄ/HALTTUNEN
"Para ser sincero, agora tentámos ser um pouco mais seguros. Há sítios nesta especial que são muito difíceis e tentei evitar as pedras e contornar as linhas”.
Carro 8. TÄNAK/JÄRVEOJA
"O piso estava bastante esburacado e continua a ser muito escorregadio. Era só isso que queria dizer. Deixem estar, deixem ser assim".
Carro 6. SORDO/CARRERA
“"É bom estar na luta. Esforço-me muito e tento manter o ritmo. Já há muito mais aderência e estou estou bastante satisfeito com o carro agora."
Carro 4. LAPPI/FERM
"O piso ainda está escorregadio como de manhã, por isso acho que o Kalle nos vai ganhar por 15 segundos. Uma condução bastante limpa, mas sofremos de alguma subviragem devido à mudança da superfície no piso".
Carro 18. KATSUTA/JOHNSTON
"No final da etapa, estava a perder muito tempo e entrava bastante pó no carro. Parecia o Quénia. A visibilidade era muito má devido ao pó que pairava no carro”.
Carro 20. GREENSMITH/ANDERSSON
"Só podemos continuar a tentar ganhar terreno. Manter a pressão e ver o que acontece".
Carro 21. SOLBERG/EDMONDSON
"Não tenho potência. Provavelmente o filtro de ar está completamente entupido. Estou sempre a fundo para manter a potência. A meio da especial perdi a potência."
Carro 23. SUNINEN/MARKKULA
A mais rápida das duplas do WRC2. "Foi bom. Bastante difícil e estamos a bater muito no fundo do carro. Mas conseguimos terminar”.
Carro 24. MIKKELSEN/ERIKSEN
"Estava à espera de perder algum tempo, o Rossel estava com todos os pneus macios”.
Carro 26. ROSSEL/DUNAND
"É um milagre estar aqui. Esforço-me ao máximo, mas o carro é de doidos. Estou feliz por ter acabado. Normalmente, quando se faz uma etapa como esta, com 10 momentos “quentes”, fica-se perto do “abismo”.
Carro 35. BULACIA/VALLEJO
"Foi um pouco melhor, mas, mesmo assim, penso que não optámos pelos pneus corretos."