Felgueiras foi a última especial da manhã, antes do regresso à Exponor para o reagrupamento e a assistência do meio-dia.
Takamoto Katsuta saiu ileso de um despiste a baixa velocidade, mas não escapou a um problema no sistema híbrido. Thierry Neuville beneficiou de uma definição de suspensão mais rígida para levar a melhor sobre Ott Tänak e ficar a 0,9 segundos de Esapekka Lappi na luta pelo terceiro lugar à geral.
Dani Sordo alcançou um tempo semelhante ao do belga e manteve o segundo lugar, mas um Kalle Rovanperä ‘cirúrgico’, embora já mais descontraído, foi novamente o mais rápido e aumentou a vantagem para 52,4 segundos, isto após uma das manhãs mais impressionantes da sua curta e bem-sucedida carreira.
Gus Greensmith conseguiu reduzir a vantagem de Oliver Solberg no WRC2 para 37 segundos, enquanto Andreas Mikkelsen ficou a apenas 6,4 do terceiro lugar de Yohan Rossel.
Carro 11. NEUVILLE/WYDAEGHE
"Foi, sem dúvida, um esforço adicional. Em geral está bom, mas em alguns sítios está pior. Fizemos uma grande alteração na afinação, mas ainda continuo à espera de melhorar a traseira do carro. Ficámos um pouco mais rígidos. Isso compromete a tração, mas sinto o carro melhor".
Carro 69. ROVANPERÄ/HALTTUNEN
"Isto é realmente muito divertido. Gostei muito desta classificativa. Toda a ronda foi boa e vamos tentar continuar assim".
Carro 8. TÄNAK/JÄRVEOJA
Como é que estava o ‘cavalo’? "Torna-se muito selvagem. Como se nunca tivesse conduzido um carro de rali antes. Não faz mal. Agora podemos ter um bom almoço e voltar de novo”.
Carro 6. SORDO/CARRERA
"Não gosto desta especial. Tentei ir até ao limite e, por vezes, ultrapassei mesmo os limites. Na longa classificativa anterior cuidei bem dos pneus".
Carro 4. LAPPI/FERM
"Está tudo bem. Foi um pouco a mesma história de ontem. Não fiz esta especial no ano passado."
Carro 18. KATSUTA/JOHNSTON
Subiu a parte interior do troço e fez um pião, a 4,3 km do final da etapa. "Muito escorregadio. Era como conduzir no gelo. Está tudo bem. Estamos aqui".
Carro 20. GREENSMITH/ANDERSSON
Reduziu a diferança para o líder so WRC2, Solberg, para 37 segundos. “Só tenho de manter a pressão sobre o Oliver (Solberg). Ele cometeu um erro, esta manhã e penso que o final da longa especial da tarde (Amarante 2) vai ser interessante”.
Carro 21. SOLBERG/EDMONDSON
É difícil. Quando estás na liderança, vais perder sempre alguns segundos. À exceção do pião desta manhã, tem sido um dia bastante bom”.
Carro 23. SUNINEN/MARKKULA
“Tem corrido bem. Tivemos de geriri os pneus e o ritmo, mas foi na generalidade sem problemas”.
Carro 24. MIKKELSEN/ERIKSEN
“Está a diminuir (a diferença para Rossel), pelo que estamos na direção certa. Estamos a guiar bem, pelo que temos de manter o ritmo alto durante a tarde”.
Carro 26. ROSSEL/DUNAND
“Continua a má sensação desde o início da manhã. Vamos ver o que se passa durante a tarde. Espero que encontremos a solução na assistência. Penso que são os amortecedores ou a geometria da suspensão”.
Carro 35. BULACIA/VALLEJO
“Tem sido calmo. Neste último troço, a tração foi fraca. Foi difícil guiar e fácil cometer um erro, pelo que andámos com cuidado”.