A emoção no rali recomeçou com uma segunda passagem pela Lousã. Takamoto Katsuta não chegou a começar a terceira especial, pelo que, esta tarde, o Rally1 está reduzido a sete duplas.
Elfyn Evans conseguiu retirar cinco segundos à sua passagem da manhã, mas ainda assim cedeu o mesmo tempo para Kalle Rovanperä. O finlandês herdou, temporariamente, a liderança absoluta quando Ott Tänak sofreu um furo na roda dianteira direita, perdeu 50,1 segundos e caiu para sétimo na geral.
Esapekka Lappi era um “homem” com uma missão e o finlandês deu à Hyundai a primeira vitória numa classificativa nesta edição do Rally de Portugal. Sordo foi o segundo mais rápido, mas isto foi suficiente para que o espanhol roubasse a liderança a Rovanperä por apenas 0,4 segundos.
Andreas Mikkelsen foi forçado a parar para reparar um furo, perdeu 55 segundos e caiu a pique na classificação do WRC2. Isto numa especial em que Greensmith perdeu tempo com o pó, o Oliver Solberg foi o mais rápido e Adrien Fourmaux mantém a liderança na categoria por 2,5 segundos. Tanto Nikolay Gryazin como Fabrizio Zaldivar pararam no troço com problemas nos pneus.
Carro 11. NEUVILLE/WYDAEGHE
“O troço correu muito bem. Ainda assim, penso que nos está a faltar tração. Muitas vezes já estava no limite em algumas curvas e continuávamos a deslizar imenso. Vamos ver se conseguimos melhorar o desempenho. Parece que a diferença de tempo já é grande”.
Carro 69. ROVANPERÄ/HALTTUNEN
“Não estou surpreendido, para ser honesto. Está realmente escorregadio nas trajetórias e são muito estreitas. Em vários locais parecia que era eu a abrir a classificativa. Vamos ver quão mais rápida fica este especial”.
Carro 8. TÄNAK/JÄRVEOJA
O pneu saiu da jante no troço e o estónio perdeu 50,1s para o novo líder. “Ao que parece, foi logo no início da classificativa...”.
Carro 33. EVANS/MARTIN
“Não há muito a dizer. Não está a correr bem de momento. Nada está a correr bem. Para já é só isso”.
Carro 6. SORDO/CARRERA
“Foi bom. Está a ser difícil gerir os pneus. Tive alguns cuidados durante a especial”.
Carro 4. LAPPI/FERM
“Ok, bom, gosto desta direção. Acho que o troço estava um pouco mais duro e mais rochoso. Acho que este se mantém similar, mas os outros dois serão muito diferentes”.
Carro 7. LOUBET/LANDAIS
“Está tudo bem, graças aos mecânicos. Conseguiram resolver tudo em apenas 10 minutos”.
Carro 20. GREENSMITH/ANDERSSON
Perdeu tempo no pó atrás de Mikkelsen, depois de o norueguês ter furado.
Carro 22. GRYAZIN/ALEKSANDROV
Parou ao quilómetro 4,1 da especial.
Carro 24. MIKKELSEN/ERIKSEN
Parou na PE para mudar um pneu e perdeu praticamente um minuto e o segundo lugar nos WRC2.
Carro 27. ZALDIVAR/DER OHANNESIAN
Parou ao km1 do troço para mudar uma roda furada.