CFILogin.resx
TANAK-Final-Sardenha-900

Ott Tanak voltou às vitórias e dominou na Sardenha

Finalmente a Hyundai e Tanak subiram ao lugar mais alto do pódio no WRC 2022 Rally de Itália.
05 junho 2022

Tanak dominou a prova italiana do WRC, chegando à primeira vitória do ano ao volante de um carro Rally1 da era híbrida. O piloto da Hyundai desferiu o golpe de misericórdia na 2ª etapa, mantendo cerca de um minuto de vantagem para os Ford Puma da M-Sport Ford que na Sardenha rubricaram uma prova bastante positiva com Craig Breen e Pierre-Louis Loubet a conquistarem pontos preciosos para a equipa. Craig Breen terminou a prova a 1m03,2 de Tanak e Dani Sordo conseguiu recuperar algum tempo perdido na etapa de ontem, chegando ao 3º lugar a 1m33,0 do vencedor.

Com um pódio que desta vez não contou com a presença de nenhum Toyota, Kalle Rovanpera conseguiu apesar de tudo aumentar a sua vantagem na liderança do campeonato, uma vez que, o melhor que Thierry Neuville conseguiu foram os 5 pontos extra averbados pela vitória na Power Stage. O jovem piloto finlandês da Toyota terminou a prova italiana no 5º lugar a 3m02,8 do vencedor e a menos de um minuto de Pierre-Louis Loubet que colocou o Ford Puma Rally1 na 4ª posição. A Toyota Gazoo Racing perdeu cedo as prestações de Elfyn Evans e Esapekka Lappi, compensando, no entanto, com o 6º lugar de Takamoto Katsuta, que colocou o Yaris na frente do Puma de Gus Greensmith, o 7º classificado na Sardenha.

Entre os WRC2, e depois do abandono de Andreas Mikkelsen, foi o Skoda Fabia Rally2 do russo Nikolay Gryazin que conquistou a vitória, com 28 segundos de vantagem para o Citroen C3 Rally2 do espanhol Jan Solans e 33,1 segundos para o Ford Fiesta Rally2 de Jari Huttunen.

Ott Tanak esteve imparável nesta 5ª prova do WRC 2022, dando à Hyundai um balão de oxigénio para as provas seguintes do campeonato, com os i20 N Rally1 a mostrarem grande progresso. Depois da prova italiana, Kalle Rovanpera aumenta a vantagem liderando o WRC com 120 pontos, uma larga vantagem para Thierry Neuville que é o 2º classificado com 65 pontos. Com a vitória de hoje, Ott Tanak está no 3º lugar com 62 pontos, seguido por Craig Breen com 52 e por Takamoto Katsuta com 47 pontos. No campeonato de construtores, a Toyota lidera com 200 pontos, seguida pela Hyundai com 161 e pela M-Sport Ford com 120 pontos. A próxima etapa do WRC é o Rally Safari do Quénia entre 23 e 26 de junho, prova que voltará a contar com as presenças de Loeb e Ogier.

scroll up