CFILogin.resx
ig-skoda

Skoda fez mais de 600 Fabia WRC2 e não pára!

03 junho 2022

A Skoda foi a marca que inscreveu mais carros no Vodafone Rally de Portugal… nada menos do que 20 carros, 18 Fabia Rally2 Evo e 2 Fabia R5. Não admira por isso que desde o início da produção dos carros checos, a marca já tenha conseguido vender, entre os dois modelos, mais de 600 carros!

O número é impressionante, mas promete não ficar por aqui, pois na forja bem avançada está já a terceira evolução do Fabia, que os pilotos consideram como o carro mais fácil de conduzir desde o primeiro minuto, de entre todos os que são elegíveis para a categoria WRC2.

Esta evolução do carro que nasceu em 2014 acompanha o lançamento, em breve, da quarta geração do Fabia e na versão WRC2 apresenta-se, face ao Evo2 com que Ricardo Teodósio venceu a prova referente ao Campeonato de Portugal de Ralis, com uma distância entre-eixos ligeiramente maior, bem como com umas vias mais largas, devido a uma carroçaria também mais larga. Isto permitiu aos engenheiros do departamento de competição, aproveitarem o interior do carro para uma melhor distribuição dos componentes de segurança e também dos pesos. Objetivo: tornar o Skoda ainda mais equilibrado do ponto de vista de condução.

Mas a maior dimensão da carroçaria permitiu ainda dotar o compartimento do motor de mais espaço, facto que possibilitou uma outra colocação do motor e caixa de velocidades.

De resto, a forma exterior do novo Skoda Fabia deu ainda a possibilidade aos técnicos de Mlada Boleslav de obterem uma maior eficácia aerodinâmica em toda a zona frontal, de modo a que o trem dianteiro esteja mais “agarrado” ao chão, sem que, no entanto, a penetração no ar fosse penalizada.

Os testes com o novo Fabia WRC Rally2 têm sido uma constante, com a colaboração do piloto britânico Kris Meeke, depois de quase um ano em que todo o projeto esteve a ser desenvolvido nas casas dos diversos engenheiros, porque a pandemia não permitiu não só a sua presença na oficina, como também, impediu que fossem construídos os necessários protótipos dos diversos componentes, antes da construção definitiva do primeiro modelo.

Quanto ao preço do novo Skoda Fabia WRC Rally2, as regras da FIA continuam a estabelecer um valor máximo em redor dos 300 mil euros, para a versão de asfalto com os requisitos mínimos dos elementos de segurança. Quem quiser comprar o carro com o “kit” para a versão de terra (suspensões, travões, proteções do chassis e jantes) terá de dispender mais cerca de 50 mil euros. E quanto a outros componentes de segurança, como baquets ou cintos, esses encargos extra ficarão a expensas do cliente, seja ele piloto ou equipa.

 

 

 

 

scroll up