A preocupação com a gestão dos resíduos, a sustentabilidade e a sensibilização dos intervenientes, incluindo o público presente e as equipas participantes, está, desde há muito, inscrita na matriz do Vodafone Rally de Portugal.
No âmbito do Quadro de Certificação Ambiental FIA, o Automóvel Club de Portugal, enquanto organizador do WRC Vodafone Rally de Portugal, renovou, em 2020, a acreditação FIA, “Three Star - Sustainability Accreditation”, o nível máximo de certificação ambiental da Federação Internacional e elemento obrigatório para todas as provas que pretendam fazer parte do Campeonato do Mundo de Ralis.
Na edição de 2022, a organização e o promotor alargaram o conjunto de ações previstas que visam a redução na produção de resíduos, a necessidade de separar e reciclar, optar pelos meios digitais em detrimento do papel, reduzir o recurso ao plástico e poupar recursos como água e energia. Por fim, e porque a preocupação com a proteção ambiental também passa pelo atenuar o risco de incêndios, sensibilizar todos os presentes para as elevadas temperaturas que se vão fazer sentir e para a necessidade de ter cuidados adicionais com todas as potenciais fontes de ignição.
Os Eco-Marshals serão essenciais nesta sensibilização ambiental do público, para que estes não deitem resíduos para o chão e para colocarem os mesmos nos sacos, contentores e outros locais designados e disponibilizados pela organização, sempre com o intuito de evitar a presença de resíduos espalhados pelas ZE.
Todo o material de merchandising e destinado às equipas, será acondicionado em sacos de papel recicláveis.
Como sucedeu em anteriores edições, o Vodafone Rally de Portugal vai contar com um EEV (Veículo de Emergência Ambiental), que integra a caravana oficial e estará´ a postos para intervir, sempre que necessário, em caso de acidente com derramamento de o´leos e/ou outras substâncias que possam contaminar o solo, estando equipado com todo o material necessário para o efeito. Este também presta apoio aos Marshals fornecendo sacos para separação de resíduos.
Em Coimbra, Porto, Lousada, no Service Park, no pódio e Rally Pass, estarão presentes equipas ambientais devidamente equipadas e identificadas com T-shirts e sacos ACP (nas cores da reciclagem) para sensibilização do público.
Outra novidade do Vodafone Rally de Portugal são os Rally plogging bag. O nome plogging deriva da combinação das palavras jogging (corrida) e plocka upp (apanhar). O objetivo desta modalidade e´ incentivar as pessoas a` prática de exercício físico e também a` recolha de lixo durante essa mesma prática, com o intuito de tornar as cidades, florestas e praias mais limpas.