O Vodafone Rally de Portugal vai para a estrada já amanhã, quinta-feira, e a Toyota Gazoo Racing Iberian Cup irá marcar presença com oito equipas a alinharem à partida desta prova que integra o calendário do Campeonato do Mundo de Ralis da FIA.
Prova muito mediática e que captura a atenção de milhares de adeptos que se preparam para “invadir” as classificativas nacionais, acresce ainda que será em Portugal que o WRC vai celebrar o seu 50º aniversário, elevando ainda mais o impacto que o rali vai ter a nível global.
Em termos desportivos este será o maior e mais duro desafio que o Toyota GR Yaris vai enfrentar até este momento depois das excelentes indicações deixadas nas duas primeiras provas já realizadas do troféu monomarca. As longas e duras classificativas de terra batida deste rali são igualmente famosas por serem impiedosas para pilotos e mecânicas, testando a fiabilidade aos limites. O local certo para o GR Yaris demonstrar, mais uma vez, aquilo a que já nos habituou – competitividade, espetacularidade e fiabilidade ao mais alto nível.
Com início do rali marcado para Coimbra no final do dia de quinta-feira, dia 19, as equipas vão realizar uma pequena e sinuosa super-especial urbana em pleno coração da cidade, na zona de Santa Clara e que desde logo promete muito espetáculo, sendo que posteriormente vão entrar em parque fechado nesse mesmo local.
Na sexta-feira, dia 20, rumam diretamente às míticas classificativas da zona centro que desde há muito ajudaram também a construir a história do Mundial de Ralis. O desafio é composto por uma dupla passagem pelas especiais de Lousã, Góis e Arganil, a que se seguirá uma passagem única pela especial de Mortágua, antes de as equipas rumarem a norte para um final fabuloso, com uma curta mas espetacular passagem pela super-especial de Lousada, num dia longo que totalizará 121 quilómetros de percurso cronometrado.
A aventura do Vodafone Rally de Portugal terminará, em termos regulamentares, no final desse mesmo dia de sexta-feira para as equipas da TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup, momento em que se vai saber quem será o vencedor desta terceira etapa do troféu, com os concorrentes a regressarem à base operacional do rali, situada na Exponor, em Matosinhos.
LISTA DE INSCRITOS – VODAFONE RALLY DE PORTUGAL - TGRIC
Número PILOTO CO-PILOTO
90 Miguel Campos Nuno Rodrigues da Silva
91 Kevin Reimann Inês Veiga
92 Víctor Calisto Márcio Calisto
93 Fran Cima Juan Luis García
94 João Fernando Ramos José Norberto Ferreira
95 Daniel Berdomás Brais Mirón
96 Ricardo Costa Rui Vilaça
97 Germán Gómez Fortes TBA
CLASSIFICAÇÃO GERAL APÓS SEGUNDA PROVA - TGRIC
PILOTO CO-PILOTO PONTOS
Miguel Campos Nuno Rodrigues da Silva 38
Ricardo Costa Rui Vilaça 35
Fran Cima Juan Luis García 28
Daniel Berdomás Brais Mirón 22
Sergi Francolí María Salvo 22
Víctor Calisto Márcio Calisto 14
Rubén Muñoz Joan Codinachas 10
Germán Gómez Fortes Sergio Cancela Boga 9