CFILogin.resx
PIRELLI

Portugal será uma estreia para os novos compostos da Pirelli

18 maio 2022

Para além da estreia dos novos carros híbridos em piso de terra, o Vodafone Rally de Portugal representa também o primeiro teste à versão mais recente dos pneus Scorpion desenvolvidos pela Pirelli para este tipo de superfície.

O primeiro evento em piso de terra da temporada do Mundial de Ralis 2022 será palco da estreia da versão atualizada dos Scorpion KX WRC, o pneu para superfície de terra que a Pirelli desenvolveu especificamente para os carros da categoria principal, os “Rally1”.

O Scorpion KX WRC conta com dois compostos, ambos renovados para a temporada de 2022, com estruturas reforçadas e um design otimizado para o peso e potência extra dos mais recentes “Rally1.

Para a prova portuguesa, o composto mais duro (HA) será a principal escolha, sendo capaz de proporcionar uma boa durabilidade nas superfícies mais abrasivas. O SA será o composto mais indicado para condições mais frias ou de chuva.

Com um recorde de 100 inscritos, a Pirelli trouxe para Portugal um total de 2.400 pneus, dos quais 520 são destinados aos 12 carros da categoria principal. Cada equipa de “Rally1” poderá utilizar até 28 pneus durante o rali, já com shakedown incluído.

De acordo com as atuais regras, cada piloto pode escolher quatro pneus extra, de qualquer composto, antes do shakedown, além da primeira opção.

Recorde-se que Portugal apresenta classificativas rápidas e técnicas, com uma superfície inicialmente macia e arenosa, que proporciona pouca aderência aos pilotos que abrem a estrada. Após as primeiras passagens, os pilotos passam a preocupar-se com uma base mais dura e rochosa. Estas características significam que os pneus para Portugal têm de ser versáteis, de modo a oferecer altos níveis de desempenho e durabilidade.

A Pirelli é também responsável por fornecer os pneus para os 41 carros inscritos no WRC2. Neste caso, cada equipa pode utilizar até um máximo de 26 pneus a partir do shakedown, entre os compostos duros (4KA) e macios (4K6A).

Adicionalmente, a Pirelli vai fornecer 210 pneus para os pilotos do Junior WRC. Nesta categoria, cada equipa pode utilizar um máximo de 22 pneus (entre os KA e os K6), também com o shakedown incluído.

Além das categorias principais, a Pirelli também equipará os concorrentes das copas Toyota Gazoo Racing e Peugeot Rally Cup Ibérica.

scroll up