O Automóvel Club de Portugal reuniu hoje com representantes dos 14 municípios envolvidos na organização da próxima edição do WRC Vodafone Rally de Portugal, que terá lugar entre 19 e 22 de Maio de 2016.
Realizado nas instalações do Turismo do Porto e Norte de Portugal, o encontro teve como intuito dar a conhecer, em primeira mão, às autarquias de Amarante, Baião, Caminha, Fafe, Guimarães, Lousada, Matosinhos, Mondim de Basto, Paredes, Ponte de Lima, Porto, Valongo, Viana do Castelo e Vieira do Minho, o formato da prova de 2016, depois do enorme sucesso alcançado na edição do ano passado, o que permitiu garantir a permanência do Rally de Portugal no Norte e no Campeonato do Mundo de Ralis.
O Vodafone Rally de Portugal de 2015 foi um rali moderno, tão compacto quanto possível, tendo a seu favor o facto de se disputar numa região de grande beleza, intimamente ligada à história e ao prestígio do rali e facilmente acessível aos muitos milhares de entusiastas da modalidade, portugueses e estrangeiros, razão pela qual foi decidido manter inalterado para a edição de 2016 o essencial da estrutura da prova.
As excelentes instalações da Exponor, em Matosinhos, irão voltar a acolher o posto de comando da prova, a generalidade das partidas e chegadas das etapas.
Tal como aconteceu na última edição da prova, quinta-feira é reservada ao shakedown, que se irá disputar no concelho de Paredes, com as últimas centenas de metros a decorrerem no interior das instalações do Kartódromo de Baltar.
A partida do rali terá lugar ao final da tarde, do mesmo dia, novamente em Guimarães, mantendo como pano de fundo o cenário belíssimo e muito evocativo do castelo que representa o berço da nacionalidade.
Em seguida, os concorrentes dirigir-se-ão à pista de ralicross de Lousada onde, a partir das 19h00, terá lugar a única super especial do rali, com dois carros a correrem em simultâneo em pistas paralelas e espectáculo garantido para dezenas de milhar de pessoas.
Na sexta-feira, a prova desloca-se para o Alto Minho, onde terão lugar três classificativas distintas – as já conhecidas Ponte de Lima, Caminha e Viana do Castelo, contando cada uma delas com uma dupla passagem dos concorrentes, a primeira de manhã e a segunda durante a tarde.
E como grande novidade desta edição, terá lugar ao final da tarde de sexta-feira, a partir das 19h00, o Porto Street Stage, duas passagens por uma classificativa espectáculo centrada na Avenida dos Aliados e desenhada ao longo de 1.850 metros em vários arruamentos desta zona nobre da cidade do Porto.
Para além de levar o Rally de Portugal ao centro da capital nortenha e ao contacto com muitos milhares de espectadores, uma parte dos quais porventura não se deslocaria aos troços convencionais, o Porto Street Stage apresentará uma fórmula inovadora, permitindo a disputa, no mesmo espaço e praticamente em simultâneo, de duas provas de classificação.
No sábado, a caravana WRC avança para a região do Marão, onde se repetirá o figurino habitual, com uma dupla passagem por três troços diferentes, igualmente reconduzidos da edição anterior – Baião, Marão e Amarante, sendo este o mais longo de toda a prova, com 37,67 km.
A etapa de domingo é, aquela que regista uma das alterações mais significativas, com a classificativa de Vieira do Minho a disputar-se por duas vezes a par do tradicional Fafe, sendo a segunda passagem nesta prova de classificação considerada o Power Stage.
A cerimónia final de consagração dos vencedores do Vodafone Rally de Portugal 2016 – e aqui estamos a falar de mais uma importante novidade desta edição – terá lugar num local emblemático da cidade de Matosinhos, no calçadão frente à praia.
Com uma extensão total de 1.688 km, dos quais 368 km competitivos distribuídos por 19 provas de classificação, o Vodafone Rally de Portugal 2016 mantém as características que estiveram na base do sucesso da edição anterior, afirmando-se como uma prova contemporânea, compacta e perfeitamente adaptada às expectativas da FIA, do promotor e dos participantes.
O Automóvel Club de Portugal reuniu hoje com representantes dos 14 municípios envolvidos na organização da próxima edição do WRC Vodafone Rally de Portugal, que terá lugar entre 19 e 22 de Maio de 2016.
Realizado nas instalações do Turismo do Porto e Norte de Portugal, o encontro teve como intuito dar a conhecer, em primeira mão, às autarquias de Amarante, Baião, Caminha, Fafe, Guimarães, Lousada, Matosinhos, Mondim de Basto, Paredes, Ponte de Lima, Porto, Valongo, Viana do Castelo e Vieira do Minho, o formato da prova de 2016, depois do enorme sucesso alcançado na edição do ano passado, o que permitiu garantir a permanência do Rally de Portugal no Norte e no Campeonato do Mundo de Ralis.
O Vodafone Rally de Portugal de 2015 foi um rali moderno, tão compacto quanto possível, tendo a seu favor o facto de se disputar numa região de grande beleza, intimamente ligada à história e ao prestígio do rali e facilmente acessível aos muitos milhares de entusiastas da modalidade, portugueses e estrangeiros, razão pela qual foi decidido manter inalterado para a edição de 2016 o essencial da estrutura da prova.
As excelentes instalações da Exponor, em Matosinhos, irão voltar a acolher o posto de comando da prova, a generalidade das partidas e chegadas das etapas.
Tal como aconteceu na última edição da prova, quinta-feira é reservada ao shakedown, que se irá disputar no concelho de Paredes, com as últimas centenas de metros a decorrerem no interior das instalações do Kartódromo de Baltar.
A partida do rali terá lugar ao final da tarde, do mesmo dia, novamente em Guimarães, mantendo como pano de fundo o cenário belíssimo e muito evocativo do castelo que representa o berço da nacionalidade.
Em seguida, os concorrentes dirigir-se-ão à pista de ralicross de Lousada onde, a partir das 19h00, terá lugar a única super especial do rali, com dois carros a correrem em simultâneo em pistas paralelas e espectáculo garantido para dezenas de milhar de pessoas.
Na sexta-feira, a prova desloca-se para o Alto Minho, onde terão lugar três classificativas distintas – as já conhecidas Ponte de Lima, Caminha e Viana do Castelo, contando cada uma delas com uma dupla passagem dos concorrentes, a primeira de manhã e a segunda durante a tarde.
E como grande novidade desta edição, terá lugar ao final da tarde de sexta-feira, a partir das 19h00, o Porto Street Stage, duas passagens por uma classificativa espectáculo centrada na Avenida dos Aliados e desenhada ao longo de 1.850 metros em vários arruamentos desta zona nobre da cidade do Porto.
Para além de levar o Rally de Portugal ao centro da capital nortenha e ao contacto com muitos milhares de espectadores, uma parte dos quais porventura não se deslocaria aos troços convencionais, o Porto Street Stage apresentará uma fórmula inovadora, permitindo a disputa, no mesmo espaço e praticamente em simultâneo, de duas provas de classificação. No sábado, a caravana WRC avança para a região do Marão, onde se repetirá o figurino habitual, com uma dupla passagem por três troços diferentes, igualmente reconduzidos da edição anterior – Baião, Marão e Amarante, sendo este o mais longo de toda a prova, com 37,67 km.
A etapa de domingo é, aquela que regista uma das alterações mais significativas, com a classificativa de Vieira do Minho a disputar-se por duas vezes a par do tradicional Fafe, sendo a segunda passagem nesta prova de classificação considerada o Power Stage.
A cerimónia final de consagração dos vencedores do Vodafone Rally de Portugal 2016 – e aqui estamos a falar de mais uma importante novidade desta edição – terá lugar num local emblemático da cidade de Matosinhos, na Marginal da cidade.
Com uma extensão total de 1.688 km, dos quais 368 km competitivos distribuídos por 19 provas de classificação, o Vodafone Rally de Portugal 2016 mantém as características que estiveram na base do sucesso da edição anterior, afirmando-se como uma prova contemporânea, compacta e perfeitamente adaptada às expectativas da FIA, do promotor e dos participantes.