Carro 1, Ogier/Ingrassia
“É uma das piores especiais em que já pilotei. Não tinha aderência nenhuma, principalmente em comparação com quem vier mais atrás. Não é nada fácil.”
Carro 2, Latvala/Anttila
“Forcei e foi espectacular. Grande especial. Havia muita terra solta, mas tínhamos de andar mais depressa.”
Carro 3, Meeke/Nagle
“Vi os pneus do carro do Andreas (Mikkelsen) e não estão tão maus como os meus. A estrada está mais limpa. Vai ser interessante ver o que cada um faz na segunda passagem. O rali vai ser decidido na escolha dos pneus.”
Carro 4, Ostberg/Andersson
“Foi uma especial difícil. Sinto falta de experiência a abrir a estrada. Tenho algumas linhas de trajectória do Seb (Ogier), mas não sinto muita confiança. É complicado. Vejo as trajectórias e tento segui-las. Tenho de aprender mais sobre abrir a estrada.”
Carro 6, Tanak/Molder
“Estamos a recuperar das primeiras duas especiais. As notas estão muito melhores.”
Carro 7, Neuville/Gilsoul
“Somos os únicos com pneus duros. Temos de os poupar para amanhã. Provavelmente vamos perder bastante tempo durante o dia. Mas depois temos o dia seguinte, por isso é preciso limitar as perdas para já e ver o que o dia de amanhã nos traz.”
Carro 8, Sordo/Marti
“Não temos tracção. Guiei com cuidado no segundo troço do dia porque quis poupar os pneus para esta especial. Estão completamente gastos. Gosto do carro. Não voltámos a ter os problemas (de motor) que tivemos no primeiro troço.”
Carro 9, Mikkelsen/ Floene
“Acho que perdemos muito tempo. É um troço complicado. A terra é muito escorregadia. Andámos bem. Estou satisfeito com a minha manhã. Estamos com um bom ritmo e sinto-me confiante.”
Carro 14, Kubica/ Szczepaniak
“Furámos mas não batemos em nada. A roda está danificada por termos continuado. Também tivemos uma ligeira saída de estrada por causa do furo.”
Carro 20, Paddon/Kennard
“Estamos a gerir os pneus, mas temos a tendência de sofrer um maior desgaste do que os outros. Senti-me mais confiante nesta classificativa e por isso pudemos andar mais depressa.”
Carro 21, Prokop/Tománek
“Está resolvido. Não há qualquer problema com os travões. Agora tenho de melhorar a minha pilotagem com o carro que é novo.”
Carro 37, Bertelli/Bernacchini
“Tudo ok. Estamos contentes com o rendimento do carro. As notas também estão boas.”
Carro 40, Ketomaa/Lindstrom
“O carro continuou e eu não consegui virar para lado nenhum. Não faço ideia do que aconteceu. Espero que se possa resolver na assistência.”
Carro 42, Al-Attiyah/Baumel
“Foi uma boa manhã. Três especiais sem problemas e sem correr riscos. Vamos tentar melhorar e mudar algumas coisas para a segunda passagem. Temos o carro um pouco macio. Temos de o tornar mais preciso.”
Carro 75, Al-Kuwari/Clarke
“Parámos numa curva de 90 graus. Fora isso, está tudo bem. O carro não teve qualquer problema. Os pneus não duram muito.”
O campeão do Mundo, Sébastien Ogier, obteve a terceira vitória em especiais do Vodafone Rally de Portugal e antecipa um final de prova empolgante. O piloto da Volkswagen ganhou 4,9s ao seu companheiro de equipa e líder da prova, Jari-Matti Latvala. Os dois estão separados por apenas 9,5s quando faltam três classificativas para a conclusão da jornada portuguesa do WRC.
Com este resultado, Ogier suplantou Kris Meeke que desceu de segundo para a terceira posição. O britânico da Citroën fez o quarto tempo atrás de Andreas Mikkelsen. O norueguês da Volkswagen também se aproximou do pódio. Está a 1,1s do lugar de Meeke.
Hayden Paddon recuperou e ultrapassou o seu companheiro de equipa, Dani Sordo, na especial anterior. Nesta última, bateu numa pedra e danificou a caixa de velocidades do seu Hyundai i20 WRC. Perdeu óleo e também uma posição na tabela. Voltou a ceder o posto ao espanhol.
Ott Tanak, em Ford, foi quinto no troço e mantém a mesma posição na geral. Aliás, o estónio tem a posição consolidada. Está a 50 segundos de Mikkelsen e tem 45s de vantagem sobre Sordo.
No WRC2, Nasser Al-Attiyah continua a dominar com o seu Fiesta RRC. Desta vez, venceu a especial e ganhou 24 segundos a Esapekka Lappi, que termina o dia em segundo da classe, a 49 segundos do primeiro. Pontus Tidemand, no segundo Skoda oficial, está no último lugar do pódio e tem Stéphane Lefebvre, em Citroën, no quarto lugar, a 16 segundos.