Carro 1, Ogier/Ingrassia
“É uma das piores especiais em que já pilotei. Não tinha aderência nenhuma, principalmente em comparação com quem vier mais atrás. Não é nada fácil.”
Carro 2, Latvala/Anttila
“Forcei e foi espectacular. Grande especial. Havia muita terra solta, mas tínhamos de andar mais depressa.”
Carro 3, Meeke/Nagle
“Vi os pneus do carro do Andreas (Mikkelsen) e não estão tão maus como os meus. A estrada está mais limpa. Vai ser interessante ver o que cada um faz na segunda passagem. O rali vai ser decidido na escolha dos pneus.”
Carro 4, Ostberg/Andersson
“Foi uma especial difícil. Sinto falta de experiência a abrir a estrada. Tenho algumas linhas de trajectória do Seb (Ogier), mas não sinto muita confiança. É complicado. Vejo as trajectórias e tento segui-las. Tenho de aprender mais sobre abrir a estrada.”
Carro 6, Tanak/Molder
“Estamos a recuperar das primeiras duas especiais. As notas estão muito melhores.”
Carro 7, Neuville/Gilsoul
“Somos os únicos com pneus duros. Temos de os poupar para amanhã. Provavelmente vamos perder bastante tempo durante o dia. Mas depois temos o dia seguinte, por isso é preciso limitar as perdas para já e ver o que o dia de amanhã nos traz.”
Carro 8, Sordo/Marti
“Não temos tracção. Guiei com cuidado no segundo troço do dia porque quis poupar os pneus para esta especial. Estão completamente gastos. Gosto do carro. Não voltámos a ter os problemas (de motor) que tivemos no primeiro troço.”
Carro 9, Mikkelsen/ Floene
“Acho que perdemos muito tempo. É um troço complicado. A terra é muito escorregadia. Andámos bem. Estou satisfeito com a minha manhã. Estamos com um bom ritmo e sinto-me confiante.”
Carro 14, Kubica/ Szczepaniak
“Furámos mas não batemos em nada. A roda está danificada por termos continuado. Também tivemos uma ligeira saída de estrada por causa do furo.”
Carro 20, Paddon/Kennard
“Estamos a gerir os pneus, mas temos a tendência de sofrer um maior desgaste do que os outros. Senti-me mais confiante nesta classificativa e por isso pudemos andar mais depressa.”
Carro 21, Prokop/Tománek
“Está resolvido. Não há qualquer problema com os travões. Agora tenho de melhorar a minha pilotagem com o carro que é novo.”
Carro 37, Bertelli/Bernacchini
“Tudo ok. Estamos contentes com o rendimento do carro. As notas também estão boas.”
Carro 40, Ketomaa/Lindstrom
“O carro continuou e eu não consegui virar para lado nenhum. Não faço ideia do que aconteceu. Espero que se possa resolver na assistência.”
Carro 42, Al-Attiyah/Baumel
“Foi uma boa manhã. Três especiais sem problemas e sem correr riscos. Vamos tentar melhorar e mudar algumas coisas para a segunda passagem. Temos o carro um pouco macio. Temos de o tornar mais preciso.”
Carro 75, Al-Kuwari/Clarke
“Parámos numa curva de 90 graus. Fora isso, está tudo bem. O carro não teve qualquer problema. Os pneus não duram muito.”
A especial Baião 1 marcou o início das hostilidades neste terceiro dia do Vodafone Rally de Portugal. Andreas Mikkelsen, em Volkswagen Polo WRC, foi o mais rápido. O norueguês bateu o seu companheiro de equipa, Sébastien Ogier, por 0,6s e recuperou 6,1s para Jari-Matti Latvala.
O finlandês da VW foi terceiro e mantém a liderança. Mas agora tem uma vantagem de apenas 9,9s para Mikkelsen. Com o segundo tempo, o campeão do Mundo subiu na classificação. É, agora, quarto classificado, a nove segundos de Kris Meeke, que é terceiro, e a 20,4s de Latvala.
Com a Volkswagen a dominar a primeira especial do dia, Meeke foi o melhor dos outros. O piloto britânico colocou o Citroën DS3 WRC no quarto posto e continua nos lugares do pódio. Hayden Paddon obteve o quinto tempo e pressiona Mads Ostberg na classificação. O norueguês é sétimo com 0,2s de vantagem sobre o neozelandês da Hyundai.
O dia começou com problemas para Elfyn Evans. De regresso à competição depois dos problemas de ontem no acelerador do Fiesta WRC, o galês fez poucos quilómetros. Um toqu numa pedra provocou a quebra da direcção do seu carro e, posteriormente, um incêndio junto ao motor que piloto e co-piloto conseguiram controlar. Al-Qassimi ainda teve de parar para ceder o extintor mas continuou em prova.
Também Thierry Neuville não foi feliz em Baião 1. O belga da Hyundai capotou o i20 WRC e bloqueou a estrada. Para além de ter prejudicado a sua participação no Vodafone Rally de Portugal, também fez com que Sordo e Prokop perdessem tempo porque quase não conseguiam passar.
No WRC2, Al-Attiyah é mais líder. O qatari ganhou mais de dez segundos a Yazeed Al-Rajhi e tem agora uma vantagem de 26,8s para o segundo classificado. Apesar disso, o destaque vai para os Skoda oficiais que fizeram primeiro e segundo, com vantagem para Esapekka Lappi. Pontus Tidemand mantém o terceiro lugar e aproximou-se do líder.