O Promotor do WRC divulgou hoje o calendário para o Campeonato do Mundo de Ralis de 2015, que contará com as mesmas provas de 2014, mas com algumas novidades, entre elas a data da prova do Automóvel Club de Portugal.
Furto da mudança para o Norte do País, o Vodafone Rally de Portugal de 2015 terá lugar de 21 a 24 de Maio, um pouco mais cedo que a data inicialmente prevista para Junho e pouco mais de um mês depois do que foi habitual nos últimos anos, o que faz com que a prova do ACP seja a quinta do calendário.
Ainda assim, o Rally continuará a ser visto como a “primeira verdadeira” prova do Campeonato, pois disputa-se depois de Monte-Carlo, Suécia, México e Argentina, todas elas provas com características particulares. A ronda monegasca, como é tradição, abre o calendário em pisos de asfalto normalmente marcados por tempo severo e presença de neve, a Suécia, o rali de neve por excelência, mantém-se também como segunda jornada, enquanto México, a ronda de maior altitude da temporada, e Argentina têm a particularidade de ser provas fora da Europa, o que faz com que contem com a participação de poucas formações além das oficiais que alinham em todo o calendário.
Desta forma, a prova portuguesa, que na prática troca de data com a ronda argentina, deverá continuar a ser uma das mais concorridas da época e a revelar-se muito atractiva para vasto número de formações privadas que, sem orçamento para as provas mais específicas de Monte-Carlo e da Suécia, e para as viagens intercontinentais, deverão iniciar a competição no Vodafone Rally de Portugal.
Mas esta não é a única alteração no calendário que, apesar de ver as restantes competições manterem as respectivas posições ao longo do ano, apresenta algumas alterações de datas. A primeira surge logo com Monte-Carlo, que se disputará uma semana mais tarde que neste ano, o que dá às formações um pouco mais de tempo para se prepararem para a nova temporada. Além disso, a ronda monegasca vai, pela primeira vez, adoptar a regra de Rally 2 que permite aos pilotos que desistirem voltarem a partir para a etapa seguinte mediante aprovação técnica. Enquanto isso, e também por causa da alteração do Vodafone Rally de Portugal, a jornada italiana do calendário tem lugar uma semana mais tarde, em meados de Junho.
A outra novidade é a confirmação da continuação do Rally da Polónia após o bem sucedido regresso ao calendário este ano depois de cinco anos de ausência.
“É com grande prazer que confirmamos que o calendário de 2015 vai manter as 13 provas. A localização geográfica das provas garante que temos um campeonato verdadeiramente global,” afirmou Oliver Ciesla, Director do WRC Promoter.
“Voltamos a apresentar uma mistura de eventos clássicos que remontam à origem do campeonato com novos, mas estabelecidos ralis. Todos eles apresentarão uma variedade de estradas e condições exigentes para garantir que o WRC continua a ser o derradeiro teste de capacidades de condução,” concluiu.
Calendário do Campeonato do Mundo FIA de Ralis de 2015
Monte-Carlo – 22 a 25 de Janeiro
Suécia – 12 a 15 de Fevereiro
México – 5 a 8 de Março
Argentina – 16 a 19 de Abril
Portugal – 21 a 24 de Maio
Itália – 11 a 15 de Junho
Polónia – 2 a 5 de Julho
Finlândia – 30 de Julho a 2 de Agosto
Alemanha – 20 a 23 de Agosto
Austrália – 10 a 13 de Setembro
França – 1 a 4 de Outubro
Espanha – 22 a 25 de Outubro
Inglaterra – 12 a 15 de Novembro
O Promotor do WRC divulgou hoje o calendário para o Campeonato do Mundo de Ralis de 2015, que contará com as mesmas provas de 2014, mas com algumas novidades, entre elas a data da prova do Automóvel Club de Portugal.
Fruto da mudança para o Norte do País, o Vodafone Rally de Portugal de 2015 terá lugar de 21 a 24 de Maio, um pouco mais cedo que a data inicialmente prevista para Junho e pouco mais de um mês depois do que foi habitual nos últimos anos, o que faz com que a prova do ACP seja a quinta do calendário.
Ainda assim, o Rally continuará a ser visto como a “primeira verdadeira” prova do Campeonato, pois disputa-se depois de Monte-Carlo, Suécia, México e Argentina, todas elas provas com características particulares. A ronda monegasca, como é tradição, abre o calendário em pisos de asfalto normalmente marcados por tempo severo e presença de neve, a Suécia, o rali de neve por excelência, mantém-se também como segunda jornada, enquanto México, a ronda de maior altitude da temporada, e Argentina têm a particularidade de ser provas fora da Europa, o que faz com que contem com a participação de poucas formações além das oficiais que alinham em todo o calendário.
Desta forma, a prova portuguesa, que na prática troca de data com a ronda argentina, deverá continuar a ser uma das mais concorridas da época e a revelar-se muito atractiva para vasto número de formações privadas que, sem orçamento para as provas mais específicas de Monte-Carlo e da Suécia, e para as viagens intercontinentais, deverão iniciar a competição no Vodafone Rally de Portugal.
Mas esta não é a única alteração no calendário que, apesar de ver as restantes competições manterem as respectivas posições ao longo do ano, apresenta algumas alterações de datas. A primeira surge logo com Monte-Carlo, que se disputará uma semana mais tarde que neste ano, o que dá às formações um pouco mais de tempo para se prepararem para a nova temporada. Além disso, a ronda monegasca vai, pela primeira vez, adoptar a regra de Rally 2 que permite aos pilotos que desistirem voltarem a partir para a etapa seguinte mediante aprovação técnica. Enquanto isso, e também por causa da alteração do Vodafone Rally de Portugal, a jornada italiana do calendário tem lugar uma semana mais tarde, em meados de Junho.
A outra novidade é a confirmação da continuação do Rally da Polónia após o bem sucedido regresso ao calendário este ano depois de cinco anos de ausência.
“É com grande prazer que confirmamos que o calendário de 2015 vai manter as 13 provas. A localização geográfica das provas garante que temos um campeonato verdadeiramente global,” afirmou Oliver Ciesla, Director do WRC Promoter.
“Voltamos a apresentar uma mistura de eventos clássicos que remontam à origem do campeonato com novos, mas estabelecidos ralis. Todos eles apresentarão uma variedade de estradas e condições exigentes para garantir que o WRC continua a ser o derradeiro teste de capacidades de condução,” concluiu.
Calendário do Campeonato do Mundo FIA de Ralis de 2015
Monte-Carlo – 22 a 25 de Janeiro
Suécia – 12 a 15 de Fevereiro
México – 5 a 8 de Março
Argentina – 16 a 19 de Abril
Portugal – 21 a 24 de Maio
Itália – 11 a 15 de Junho
Polónia – 2 a 5 de Julho
Finlândia – 30 de Julho a 2 de Agosto
Alemanha – 20 a 23 de Agosto
Austrália – 10 a 13 de Setembro
França – 1 a 4 de Outubro
Espanha – 22 a 25 de Outubro
Inglaterra – 12 a 15 de Novembro