CFILogin.resx

33º Rali da Argentina prestes a arrancar

26 abril 2013

O Rali da Argentina deste ano deverá ser mais uma clássica jornada sul-americana do Campeonato do Mundo, isto apesar de contar com um percurso mais curto e um programa com início 24 horas antes do usual. Com quase menos 100km de especiais que no ano passado, a quinta ronda do WRC conta com um total de 407km cronometrados a disputar em pisos de terra. A prova disputa-se de quarta-feira a sábado, terminando um dia mais cedo que em edições anteriores, tudo para que o evento possa arrancar no feriado do 1º de Maio. 
O total de troços foi também reduzido de dez para sete, com as classificativas a passarem a ser 14 contra as 18 de 2012. Seis das especiais terão uma distância de pelo menos 40km. O ênfase continua a estar nas classificativas mais longas, com a distância média a percorrer contra o cronómetro (incluindo duas Super Especiais curtas) a ser de 29km.
O motivo de maior conversa tem sido a presença de Sébastien Loeb, que levará a cabo a penúltima prova antes de se retirar definitivamente do WRC em França, em Setembro. Loeb afirmou a um jornalista que queria fazer um rali de terra antes de se retirar e que elegeu a Argentina por lhe ser uma prova favorável, não contasse ele com sete vitórias consecutivas no evento.
O que também tem dado que falar é a ausência de pilotos argentinos de topo, o que se deve a um conflito de interesses entre o WRC e os promotores do campeonato nacional. Actualmente, os únicos pilotos argentinos de topo são Marcos Ligato, a competir no WRC2, e Gabiele Pozzo, uma entrada de última hora que vai alinhar aos comandos de um Fiesta WRC, mas chegou a estar apontando como ao volante de um Mini WRC. A Citroën só vai fazer correr três carros, mas desta feita com Loeb, enquanto a Ford apresentará seis Fiesta WRC, a VW contará com três e a representação da Mini estará a cargo, como tem sido usual, do Team Lotos.
O formato do evento está mais simples. Cada dia conta com duas especiais a disputar em dupla passagem. Na noite de quarta-feira e de sexta haverá também lugar a uma Super Especial. O Dia 1 (quinta-feira) leva os pilotos ao Norte, às serranias de Santa Rosa de Calamuchita. O Dia 3 vai para Oeste, em direcção a Mina Clavero. O Qualifying tem lugar na manhã de quarta-feira perto de Villa Carlos Paz.
O Rali da Argentina deste ano deverá ser mais uma clássica jornada sul-americana do Campeonato do Mundo, isto apesar de contar com um percurso mais curto e um programa com início 24 horas antes do usual. Com quase menos 100km de especiais que no ano passado, a quinta ronda do WRC conta com um total de 407km cronometrados a disputar em pisos de terra. A prova disputa-se de quarta-feira a sábado, terminando um dia mais cedo que em edições anteriores, tudo para que o evento possa arrancar no feriado do 1º de Maio. 

O total de troços foi também reduzido de dez para sete, com as classificativas a passarem a ser 14 contra as 18 de 2012. Seis das especiais terão uma distância de pelo menos 40km. O ênfase continua a estar nas classificativas mais longas, com a distância média a percorrer contra o cronómetro (incluindo duas Super Especiais curtas) a ser de 29km.

O motivo de maior conversa tem sido a presença de Sébastien Loeb, que levará a cabo a penúltima prova antes de se retirar definitivamente do WRC em França, em Setembro. Loeb afirmou a um jornalista que queria fazer um rali de terra antes de se retirar e que elegeu a Argentina por lhe ser uma prova favorável, não contasse ele com sete vitórias consecutivas no evento.

O que também tem dado que falar é a ausência de pilotos argentinos de topo, o que se deve a um conflito de interesses entre o WRC e os promotores do campeonato nacional. Actualmente, os únicos pilotos argentinos de topo são Marcos Ligato, a competir no WRC2, e Gabiele Pozzo, uma entrada de última hora que vai alinhar aos comandos de um Fiesta WRC, mas chegou a estar apontando como ao volante de um Mini WRC. A Citroën só vai fazer correr três carros, mas desta feita com Loeb, enquanto a Ford apresentará seis Fiesta WRC, a VW contará com três e a representação da Mini estará a cargo, como tem sido usual, do Team Lotos.

O formato do evento está mais simples. Cada dia conta com duas especiais a disputar em dupla passagem. Na noite de quarta-feira e de sexta haverá também lugar a uma Super Especial. O Dia 1 (quinta-feira) leva os pilotos ao Norte, às serranias de Santa Rosa de Calamuchita. O Dia 3 vai para Oeste, em direcção a Mina Clavero. O Qualifying tem lugar na manhã de quarta-feira perto de Villa Carlos Paz.

scroll up