O líder do Campeonato do Mundo, Sébastien Ogier, foi o mais rápido no derradeiro troço do Vodafone Rally de Portugal 2013. O piloto da Volkswagen assegurou os três pontos extra da Power Stage e garantiu mais uma vitória na temporada.
Nesta classificativa, a mais longa do Rally com 52,30km, Mads Ostberg, da Qatar M-Sport, foi o segundo mais rápido depois de um dia ao ataque. Desta vez, o norueguês não conseguiu bater Ogier e ficou a 3,3s.
Jari-Matti Latvala tentou seguir os dois melhores mas não foi além do terceiro melhor registo. Com este tempo, o finlandês da Volkswagen garantiu um ponto extra e o último lugar no pódio.
Hirvonen foi o quarto mais rápido e, por isso, não conseguiu qualquer ponto a mais para o campeonato. O piloto da Citroën disse, no final, que deu o máximo mas os pneus já estavam demasiado desgastados. Contudo, terminou o Rally em segundo da geral. O seu companheiro de equipa, Dani Sordo, foi quinto na derradeira especial da prova.
Carro nº 2, Hirvonen/Lehtinen
“Penso que são 48 segundos. Não fui rápido o suficiente mas tentei. Tentei mesmo. Foi um dia difícil, muito quente. Exigente para os pneus. Estou feliz com o pódio mas temos de continuar a trabalhar. Não estou satisfeito com o meu andamento. Tanto o ritmo como o carro, não foi perfeito. Segundo lugar no final, não é mau.”
Carro nº 3 Sordo/del Barrio
“Acabámos de fazer 52 km dentro do carro com calor e condições duras. É muito exigente para os pneus, que tornam o carro instável. Está escorregadio e o Neuville estava parado. Não estou contente com o rali mas estou satisfeito com o carro.”
Carro nº 4, Ostberg/Andersson
“Não sei, tínhamos como objectivo chegar ao Al Qassimi. Talvez tenha atacado demasiado cedo e os meus pneus deixaram de funcionar. Acho que conseguimos chegar ao lugar do Qassimi. Espero que seja suficiente para pontuar. Foi muito bom. Os acidentes acontecem quando andamos a este nível. Fizemos um bom rali e já pensamos no próximo.”
Carro nº 5, Novikov/Minor
“Estou satisfeito com o meu resultado. Tentámos tirar o máximo potencial do carro.”
Carro nº 6, Al-Attiyah/Bernacchini
“Estou satisfeito com o nosso rendimento. Obrigado à equipa. Trabalharam todos muito. Terminar em quinto é um bom resultado para mim. Vamos pensar na próxima prova.”
Carro nº 7, Latvala/Anttila
“Tenho de estar contente com este resultado. É o meu primeiro pódio. Na Power Stage tentei andar depressa. Não sabia os tempos intermédios do Mads. Tenho de estar satisfeito com tudo. Foquei-me em fazer um rali. Andei em modo taxista. Por vezes temos de nos preparar psicologicamente.”
Carro nº 8, Ogier/Ingrassia
“É um início perfeito. Muito complicado para nós. Quando cheguei na segunda-feira, estava completamente kaput. Posso dizer assim? Mas entretanto melhorei e aumentei o meu ritmo. A equipa foi fantástica. Eles fizeram um trabalho brilhante. Antes cheguei a pensar que o rali tinha terminado para mim, mas estava errado.”
Carro nº 9, Mikkelsen/Markkula
“Estou muito satisfeito com a nossa prova. Tivemos um furo na última especial, mas fora isso foi um rali praticamente limpo. Agora temos de pensar na Argentina e continuar a aprender.”
Carro nº 10, Al Qassimi/Martin
“O mais importante destes dois ultimos troços foi fazer as coisas de forma diferente e aprender. Foi um bom rali.”
Carro nº 11, Neuville/Guilsoul
“Bom ritmo, mas pela primeira vez o pó entrou-me nos olhos e não conseguia ver. Estava sempre a piscar os olhos para tentar ver alguma coisa. Não estou satisfeito com o fim-de-semana. Não foi bom o suficiente. Temos de treinar.”
Carro nº 21, Prokop/Ernst
“Foi bom. Fizemos uma boa prova sem grandes erros. Não podíamos andar mais e querer um resultado melhor do que sexto ou sétimo. Tivemos um grande momento mesmo antes do final. Estou feliz com o fim-de-semana.”
Carro nº 31, Lappi/Ferm
“Foi um fim-de-semana praticamente perfeito. Hoje, tivemos alguns problemas no carro, mas a equipa resolveu-os. Acho que fizemos um bom trabalho. Recuperámos de Monte Carlo e agora só temos de seguir em frente.”
Carro nº 32, Wiegand/Christian
“Nos últimos troços andámos mesmo devagar e com segurança para não correr qualquer risco. No final, ficámos em terceiro e somámos pontos importantes.”
Carro nº 59, Bouffier/Panseri
“Foi um belo fim-de-semana. Muito divertido. Contudo, agora estamos um pouco preocupados porque surgiu um problema de transmissão no carro e espero que dê para chegar ao parque de assistência.”
Carro nº 74, Kubica/Baran
“Foi um desafio tremendo. Um agradecimento especial à equipa que nos fez perder um minute no pó. Foi um bom fim-de-semana. Ganhámos muita experiência em pisos de terra. Tenho a certeza que na próxima vez vai ser mais fácil. Como foi uma novidade, torna-se sempre difícil.”
Carro nº 79, Barrable/Loudon
“Não pensei alcançar este resultado. Estivemos sempre focados e foi assim que acabou. Andámos com segurança, sem percalços e isso deu frutos. Foi um fantástico fim-de-semana. Acho que se testarmos mais vamos ganhar competitividade. Apenas temos de trabalhar mais nas notas.”
Carro nº 85, Barbosa/Silva
“Missão cumprida. O troço estava bastante duro, muito calor. Temos um problema na suspensão traseira. Acho que se partiu qualquer coisa. O carro estava muito difícil de conduzir nos 15km finais. Mas o que interessa é que terminámos o rali. A nossa preocupação era chegar ao fim. É uma vitória importante.”