Os três primeiros classificados do segundo dia do Vodafone Rally de Portugal marcaram presença naconferência de imprensa realizada no Parque de Assistência perante centenas de fãs.
Ogier, o líder da geral, o seu companheiro de equipa Latvala, segundo, e Hirvonen, terceiro classificado, foram ainda presenteados com um presunto em nome da Câmara Municipal de Ourique, um dos palcos da prova do ACP.
Sebastien Ogier, Volkswagen Motorsport, 1º
“Sinto-me cada vez melhor. Quando cheguei na segunda-feira não tinha a certeza se iria alinhar no Rally. Ninguém me podia dizer ao certo o que estava mal, pelo que achei melhor vir e ver se as coisas melhoravam. Felizmente, depois do reconhecimento comecei a sentir-me um pouco melhor.”
“Também durante o dia de hoje comecei a melhorar a afinação do carro, com algumas alterações na suspensão, mas ainda há um longo caminho amanhã. Com uma especial de 52Km, feita duas vezes, muito pode acontecer.”
“Sinto-me melhor e espero dormir bem esta noite. Na semana passada tive muitas dificuldades em dormir – sentia muitas dores de garganta e estava a acordar a cada duas horas. Cheguei cá sem energia, mas vou beber mais um pouco de Red Bull e estarei bem!”
“Ainda tenho oito pneus novos, como o Jari, e mais dois que o Mikko. Mesmo assim vai ser complicado.”
Jari-Matti Latvala, Volkswagen Motorsport, 2º, +34,8s
“Foi um bom dia e estou muito contente. Ataquei um pouco de manhã e os tempos foram muito bons. De tarde tentei poupar os pneus; os troços estavam muito exigentes e não puxei muito. Ainda assim, na última classificativa tive um furo e tive de fazer 8km dessa forma. Foi um furo lento, pelo que não perdi muito.”
“O mais importante é que agora começo a compreender como posso puxar com o Polo R WRC. Tenho boas sensações com o carro. Sei que há algumas coisas que ainda posso melhorar, mas o mais importante é estar luta com estes tipos.”
“Tenho uma diferença de 30 segundos para a frente e para trás de mim. Vou tentar manter-me confortável com a posição. É um dia complicado, com especiais de 52km e nada está decidido até ao final. Tenho de ver como o Mikko vai puxar e tentar ajustar o meu andamento a isso. Mas temos de ter cuidado com os pneus.”
“Gostava de ganhar, é certo, mas tenho de ser realista. Penso que primeiro temos de conseguir um pódio, só depois poderei lutar pelo triunfo.”
Mikko Hirvonen, Citroen Total Abu Dhabi WRT, 3º +33,7s
“A diferença [para o Latvala] é de 33s, mas será difícil para mim de manhã. Não pneus suficientes para fazer as duas secções com borrachas novas, pelo que de manhã tenho de começar com pneus velhos. Vai ser um longo e duro dia, especialmente com pneus usados no carro.”
“Tentei estar ao máximo hoje, mas talvez tenha ficado um pouco frustrado com a velocidade dos VW e tenho puxado demais e sido demasiado agressivo. Talvez tenha perdido algum tempo aí.”
“É apenas o quarto rali, mas eles [Volkswagen] ainda não estão a dominar, apesar de estarem mesmo fortes. Não vamos desistir.”