Sébastien Ogier ampliou a sua vantagem com mais uma vitória, desta vez no primeiro troço desta tarde. O francês foi 4,6s mais rápido do que Jari-Matti Latvala, também em Polo WRC, mesmo se os pilotos encontraram o piso num estado mais degradado e, consequentemente, duro.
Latvala terminou a especial em segundo, apesar de ter atacado. O finlandês confessou, no final, que não conseguiu andar mais depressa porque teve de gerir o estado dos pneus. Mikko Hirvonen, que ocupa o derradeiro lugar no pódio na edição deste ano do Vodafone Rally de Portugal, voltou a ser o terceiro mais rápido. O piloto da Citroën perdeu 15,1 segundos para Ogier.
Mads Ostberg, que continua a subir na classificação, voltou a fazer o quarto melhor tempo. O norueguês já recuperou de 27º para 15º na geral e teve de refrear o andamento no último troço para não destruir os pneus.
O terceiro piloto da Volkswagen, de Andreas Mikkelsen, terminou a classificativa com o sétimo tempo, apesar de ter concluído o troço com fumo a sair da parte da frente direita do seu carro.
Entre os portugueses, Ricardo Moura lidera confortavelmente depois de Pedro Meireles ter de abandonar devido à quebra do braço de suspensão traseiro direito do Skoda Fabia S2000. Miguel J. Barbosa é segundo, e Bruno Magalhães está em terceiro.
Carro nº 2, Hirvonen/Lehtinen
“Dia duro. Muito quente e tenho a certeza que isso é exigente para os pneus. O carro mexe-se muito. Não estão destruídos, mas é difícil. Acho que vou precisar delas (rodas suplentes).”
Carro nº 4, Ostberg/Andersson
“Está muito duro. Bastante agressivo para o carro e para os pneus.”
Carro nº 5, Novikov/Minor
“Estava bastante degradado e tive dificuldades com os pneus. Mas, genericamente, correu tudo bem.”
Carro nº 6, Al-Attiyah/Bernacchini
“Muito duro. Tentámos andar depressa para manter o Mikkelsen atrás de nós. Eu sei que ele é rápido mas penso que fiz um bom tempo. Foi duro mas estou satisfeito. Temos de manter o andamento.”
Carro nº 7, Latvala/Anttila
“Está a ser uma batalha interessante. O Mikko tem seis pneus, nós temos quatro. Quando estava à frente, tentei seguir assim. Estava preocupado em poupar os pneus mas não quis aliviar o andamento. Desta vez não estou a olhar para quem está à frente. Estou a olhar para o meio.”
Carro nº 8, Ogier/Ingrassia
“Foi bom. Acho que está a correr melhor.”
Carro nº 10, Al Qassimi/Martin
“Gosto de troços duros como este. É um grande desafio para nós batalhar com a Mãe Natureza. Fizemos algumas alterações. Vai ser uma tarde longa.”
Carro nº 12, Kosciuszko/Szczepaniak
“Batemos em qualquer coisa com a parte de trás do carro e perdemos muito tempo. Não estou a guiar bem. Preciso de ir.”
Carro nº 15, Kuipers/Buysmans
“Está um pouco duro, mas a tracção é melhor. Já não há terra solta na estrada. Continua a ser uma especial difícil. Temos de tentar e aumentar o ritmo durante a tarde. Vamos ver.”
Carro nº 21, Prokop/Ernst
“É muito, muito mau para a minha Fiona (nome do carro). O piso está duro e degradado, com zonas em que as pedras são afiadas. É exigente para os pneus. Estou surpreendido por não ter tido qualquer problema.”
Carro nº 31, Lappi/Ferm
“Foi uma especial muito limpa para nós. Correu muito bem. Esta situação é perfeita.”
Carro nº 32, Wiegand/Christian
“Não houve problemas, mas o troço estava muito duro e não devemos acertar nas pedras grandes. Tive cuidado para poupar o carro. Estou a pensar no campeonato.”
Carro nº 74, Kubica/Baran
“Voltámos a ter problemas com o comando hidráulico da caixa de velocidades. Ao fim de 15 quilómetros e tive de voltar a usar só uma mão no volante. Passei a ter de passar de caixa sempre com a embraiagem. Acho que fiz um bom trabalho.”
Carro nº 79, Barrable/Loudon
“A especial está muito dura, mas adaptámo-nos ao troço e por isso não houve drama.”
Carro nº 81, Moura/Costa
“A suspensão não está boa. Para um Grupo N, este troço é muito duro.”
Carro nº 83, Magalhães/Silva
“Tenho o carro com melhores afinações do que de manhã. Forcei o andamento e correu bem.”