Os primeiros três troços do segundo dia do Vodafone Rally de Portugal 2013 foram plenos de acção e tiveram a sua dose de dramatismo. As especiais foram todas ganhas por homens da Volkswagen. Sébastien Ogier mantém a liderança à frente do seu companheiro de equipa, Jari-Matti Latvala.
Logo na primeira classificativa, o piloto oficial da Citroën, Dani Sordo, que pressionava Ogier, acabou fora de estrada. A equipa não teve qualquer problema mas ficou sem hipóteses de lutar pela vitória. Com isso, Latvala subiu a segundo.
O finlandês, que está muito mais satisfeito com o comportamento do seu Polo WRC, venceu as duas primeiras especiais do dia e ficou a 10,1s de Ogier, embora tenha dito que estava apenas preocupado em distanciar-se do terceiro classificado, Mikko Hirvonen, da Citroën.
Entretanto, o francês, que parece continuar a recuperar de uma virose, respondeu em Loulé 1. Efectuou o melhor tempo e aumentou a vantagem para o segundo, que agora se cifra nos 14,1s. Hirvonen continua no último lugar do pódio. O piloto da Citroën fez o terceiro tempo nas três classificativas e está a 37,2s de Ogier.
Andreas Mikkelsen, que se estreia em Portugal com o terceiro Volkswagen Polo WRC, também está em recuperação. O norueguês, que subiu de 14º para oitavo, tem andado ao nível do seu compatriota, Mads Ostberg. O vencedor do Vodafone Rally de Portugal 2012 está rápido apesar de ser o primeiro na estrada e de ter de “limpar” a estrada. Novikov é outro piloto que está com um andamento semelhante.
Para além de Dani Sordo, houve mais pilotos com problemas. Thierry Neuville partiu a suspensão do Ford Fiesta WRC depois de bater numa pedra. Elfyn Evans teve problemas na transmissão do Ford Fiesta RRC e foi obrigado a parar. PG Andersson ficou pelo caminho ainda antes da primeira especial com a quebra do motor do seu carro, enquanto Robert Kubica sofreu quando o Citroën DS3 RRC ficou sem travão-de-mão e com um problema no sistema hidráulico da caixa de velocidades.
No WRC 2, Esapekka Lappi venceu todas as especiais e lidera com três minutos de vantagem sobre Robert Barrable. No WRC3, Bryan Bouffier está na frente depois dos problemas de vários adversários.
Entre os portugueses, Pedro Meireles assumiu a liderança depois do campeão nacional, Ricardo Moura, ter furado no Mitsubishi e perdido bastante tempo. Contudo, o piloto açoriano recuperou a primeira posição na derradeira especial da manhã e os dois partem para a secção da tarde separados por 1,8 segundos. Bruno Magalhães é terceiro.