A especial de abertura do WRC Vodafone Rally de Portugal de 2013, esta sexta-feira, não assistiu a incidentes de maior, apesar de levantar dúvidas sobre a escolha de pneus por parte de vários pilotos. Com um limite de apenas 24 pneus para a prova inteira, a escolha tornou-se mais fundamental que nunca.
Céu limpo e tempo ameno pela manhã sugeriam um ambiente mais seco e marcado pelo pó. No entanto, a chuva da noite anterior causou um piso extremamente escorregadio e com lama em alguns locais, apanhando pilotos de surpresa.
O primeiro a estrear o troço foi Dennis Kuipers, da Qatar World Rally Team. Contente por abrir a prova, disse estar satisfeito com o carro e o troço, porque não necessitava de limpar tanto o caminho como pensara antes.
Mais à frente na ordem de partida, o piloto da Citroën Total Abu Dhabi World Rally Team, Mikko Hirvonen, mostrou-se agradado com a performance do seu Citroën, apesar de surpreendido pela mudança do troço em termos de lama e pó. Optando por usar pneus macios na traseira do carro, Mikko não se desiludiu com a sua escolha, mesmo se os pneus mostram algum desgaste.
O ponto de destaque da SS1 foi, no entanto, o piloto da Volkswagen Motorsport, Sebastien Ogier – que foi o mais rápido no troço, com um tempo de 12:36.4s. Ainda a lidar com a doença, o enfoque de Ogier foi terminar o troço, mas a sua escolha de quatro pneus macios pode não ter sido a mais acertada. No fim do troço, Ogier apenas disse que tudo estava bem. O seu colega de equipa, Jari-Matti Latvala optou por pneus macios na traseira do Polo R WRC, que mostraram sinais de danos no fim do troço. Com considerável desgaste nos quatro pneus e uma grande preocupação em manter pneus para o fim-de-semana, Ogier é o centro das atenções para os troços restantes do primeiro dia de prova.
Carro nº 2, Hirvonen/Lehtinen
“As condições estavam, sempre a mudar. Algumas partes completamente secas, outras escorregadias. Estou muito satisfeito com o carro e com a minha condução.”
Carro nº 3 Sordo/del Barrio
“No início estava tudo bem, mas depois o troço tornou-se mais escorregadio. Estamos a tentar poupar os pneus. Logo à tarde, com este tempo, será um teste para os pneus.”
Carro nº 4, Ostberg/Andersson
“O tempo não foi mau. Estava mais escorregadio do que eu pensava, mas está tudo bem. Sei que o Ogier está com pneus macios, por isso vai ganhar muito. Mas acho que podemos perder um pouco agora porque os pneus vão funcionar melhor no próximo troço.”
Carro nº 5, Novikov/Minor
“Foi muito bom. Diverti-me imenso. O troço é um pouco estreito e esocrregadio.”
Carro nº 6, Al-Attiyah/Bernacchini
“Correu bem. Tentámos encontrar o ritmo certo mas tenho o carro demasiado rígido. Vamos tentar alterar um pouco as afinações porque o dia é longo.”
Carro nº 7, Latvala/Anttila
“Temos dois pneus macios e dois duros. Nestas condições, com os macios, o carro tornou-se um pouco instável no final da especial e perdi confiança. Não foi a melhor escolha. Mas com as limitações que temos neste aspecto, tivemos de optar por esta solução.”
Carro nº 8, Ogier/Ingrassia
“Vamos ver como estão os pneus (mistura macia). Estamos satisfeitos.”
Carro nº 9, Mikkelsen/Markkula
“Tentei adaptar-me o mais depressa possível. A especial é traiçoeira. Tivemos cuidado. Não assumimos qualquer risco. Não queremos fazê-lo.”
Carro nº 10, Al Qassimi/Martin
“Tenho de me adaptar para guiar melhor este carro. Há muito que não guiava em pisos de terra.”
Carro nº 11, Neuville/Guilsoul
“Está tudo ok. No final, acho que fui demasiado cuidadoso com as notas. Há zonas escorregadias, melhores para os pneus macios.”
Carro nº 12, Kosciuszko/Szczepaniak
“Foi muito, muito bom. O tempo está óptimo e diverti-me imenso. Adorei esta especial. Sofremos um pouco a limpar a estrada porque somos os segundos na estrada. Choveu durante a noite e isso impediu que houvesse pó.”
Carro nº 15, Kuipers/Buysmans
“Foi difícil mas entrei bem. Senti-me confiante, o troço está em boas condições. Espero ganhar ritmo.”
Carro nº 21, Prokop/Ernst
“Estava um pouco húmido e tornava-se cada vez mais escorregadio. Pensei que tinha um furo no carro porque o carro fugia muito de frente. Ainda tive um grande susto. A Estrada está escorregadia.”
Carro nº 31, Lappi/Ferm
“As notas não estão muito boas. No segundo troço vai ser igual. Espero melhorar amanhã.”
Carro nº 32, Wiegand/Christian
“Não foi mau. Estava à espera de ter menos tracção, mas pudemos andar mais depressa do que o esperado. Foi uma surpresa. Foi uma boa especial.”
Carro nº 36, Al Ketbi/Hepperle
“Estou muito contente por voltar a pilotar num rali de terra e também pela minha performance. Estamos aqui para apoiar Dubai 2020.”
Carro nº 40, Smailov/Rusov
“Muito encadeado e duro.”
Carro nº 41, Fuchs/Mussano
“Foi muito divertido. Tivemos um problema com o sistema de hidratação e agora temos água no interior do carro.”
Carro nº 48, Al-Kuwari/Duffy
“Não foi muito bom. Começámos sem tracção. Pensei que fossemos muito lentos nesta especial.
Carro nº 50, Gorban/Korsia
“Boa especial, bom carro.”
Carro nº 51, Chardonnet/De La Haye
“Preciso de ganhar confiança. Vamos ver se melhoro.”
Carro nº 52, Gilbert/Galimiche
“Fomos com cautelas mas o tempo até foi interessante.”
Carro nº 53, Fisher/Noble
“Foi bom. Adorei o troço.”
Carro nº 58, Riedmann/Vanneste
“Sem problemas. Estamos a andar bem.”
Carro nº 59, Bouffier/Panseri
“Correu bem no início do troço mas depois apanhámos um Grupo N e tivemos de seguir atrás até final.”
Carro nº 60, Cronin/Clarke
“Fiquei parado no início da especial. Mas depois correu tudo bem.”
Carro nº 61, Campedelli/Chiarcossi
“Excelente especial. Tudo bem.”
Carro nº 74, Kubica/Baran
“Foi bom, apesar da especial ser muito escorregadia. Andámos com um bom ritmo.”
Carro nº 75, Evans/Barrit
“Temos muito para aprender. Tivemos uma passage limpa por esta especial e é só isso que precisamos de fazer durante o dia de hoje.”
Carro nº 76, Aska/Arena
“O carro está bom. Hesitei um pouco mas estamos ainda a conhecer tudo e a ver como corre o dia de hoje. O primeiro troço está feito. Vamos ver como correm os seguintes.”
Carro nº 77, Ligato/Garcia
“Não estou satisfeito com as afinações na suspensão. O carro mexe-se demais.”
Carro nº 81, Moura/Costa
“O meu carro está a saltar muito mas tudo bem.”
Carro nº 82, Protasov/Sikk
“Está tudo bem. Era importante não andar a fundo.”
Carro nº 83, Magalhães/Magalhães
“Nos últimos dois anos só fiz dois ralis de terra. Tenho de me ambientar e voltar ao ritmo.”
Carro nº 87, Barrable/Loudon
“Não cometemos erros. Fomos cautelosos, e temos de nos manter assim. Vai ser um dia longo e o rali também.”
Carro nº 90, Andersson/Emilsson
“Temos o carro com a suspensão muito macia. Mas é bom estar de volta à competição.”
Carro nº 102, Tidemand/Floene
“Passámos dois carros na especial.”
Carro nº 105, Suarez/Carrera
“Não percebo porque não me deram dois minutos. Apanhámos vários carros.”
Carro nº 107, Burri/Moreau
“Preciso de aprender o carro.”
Carro nº 109, Aasen/Engan
“Foi uma boa especial feita a bom ritmo.”
Carro nº 110, Lemes/Lopez
“Tive um furo na roda traseira direita do carro logo no início da especial.”