O Vodafone Rally de Portugal de 2013, a disputar de 11 a 14 de Abril, promete trazer aos troços de terra do Baixo Alentejo e Algarve as grandes emoções do Campeonato do Mundo de Ralis, desta feita com a partida a ter lugar a Sul e com Lisboa a marcar o encerramento do primeiro dia competitivo, com pilotos e máquinas a darem uma outra cor à Praça do Império uma vez mais.
Desenrolando-se ao longo de 15 Especiais de Classificação e com um total de 386,73 quilómetros competitivos, a prova do ACP Motorsport deverá, à semelhança de outros anos, revestir-se de emoções fortes e grandes disputas, agora com o favoritismo a recair sobre a formação oficial da Volkswagen Motorsport e Sébastien Ogier.
A marca germânica entrou de rompante neste Mundial de 2013, fruto das excelentes prestações apresentadas por Ogier, vencedor das edições de 2011 e 2010 do Vodafone Rally de Portugal. Ao cabo de apenas três jornadas o gaulês apresenta-se como o líder incontestável do Campeonato após a segunda posição conquistada na abertura da temporada e as vitórias registadas nas segunda e terceira jornadas, com principal destaque para o domínio avassalador imposto no México. Uma tarefa para a qual também deverá contribuir Jari-Matti Latvala, que espera ter mais sorte em Portugal que na ronda centro- americana.
Enquanto isso, os rivais tudo prometem fazer para não deixar fugir em demasia Ogier e, ao mesmo tempo, para a Volkswagen não assumir a liderança da tabela de Construtores. A Citroën, actual líder desta tabela, será aquela que mais interesse tem em travar a marca germânica. Mikko Hirvonen será o principal defensor das cores do duplo chevron e vai contar com o apoio do espanhol Dani Sordo, que até ao momento está a levar a cabo um início de ano muito semelhante ao do companheiro de equipa.
Já a Qatar M-Sport World Rally Team é, porventura, a formação com a tarefa mais árdua. Ainda sem vitórias este ano e com apenas um pódio por parte de Mads Østberg, na Suécia, a formação oficial da Ford quererá não apenas relançar a temporada no regresso à Europa, como também tudo deverá tentar fazer para defender o triunfo conquistado no ano passado pela mão do norueguês, o primeiro da sua carreira no Mundial.
Junte-se a este cardápio competitivo a substituição do WRC Academy pelo Junior WRC, a estreia absoluta do Citroën Top Driver, inserido no agora denominado WRC3 (antigos Grupo N e duas rodas motrizes dos Grupos R1, R2 e R3), o WRC2 (antigo SWRC e que admite também máquinas dos Grupos R4 e R5) e temos o que promete ser mais um emocionante Vodafone Rally de Portugal dotado de todos os ingredientes que por várias vezes lhe valeram o epíteto de melhor rali do Mundo.
O Vodafone Rally de Portugal de 2013, a disputar de 11 a 14 de Abril, promete trazer aos troços de terra do Baixo Alentejo e Algarve as grandes emoções do Campeonato do Mundo de Ralis, desta feita com a partida a ter lugar a Sul e com Lisboa a marcar o encerramento do primeiro dia competitivo, com pilotos e máquinas a darem uma outra cor à Praça do Império uma vez mais.
Desenrolando-se ao longo de 15 Especiais de Classificação e com um total de 386,73 quilómetros competitivos, a prova do ACP Motorsport deverá, à semelhança de outros anos, revestir-se de emoções fortes e grandes disputas, agora com o favoritismo a recair sobre a formação oficial da Volkswagen Motorsport e Sébastien Ogier.
A marca germânica entrou de rompante neste Mundial de 2013, fruto das excelentes prestações apresentadas por Ogier, vencedor das edições de 2011 e 2010 do Vodafone Rally de Portugal. Ao cabo de apenas três jornadas o gaulês apresenta-se como o líder incontestável do Campeonato após a segunda posição conquistada na abertura da temporada e as vitórias registadas nas segunda e terceira jornadas, com principal destaque para o domínio avassalador imposto no México. Uma tarefa para a qual também deverá contribuir Jari-Matti Latvala, que espera ter mais sorte em Portugal que na ronda centro- americana.
Enquanto isso, os rivais tudo prometem fazer para não deixar fugir em demasia Ogier e, ao mesmo tempo, para a Volkswagen não assumir a liderança da tabela de Construtores. A Citroën, actual líder desta tabela, será aquela que mais interesse tem em travar a marca germânica. Mikko Hirvonen será o principal defensor das cores do duplo chevron e vai contar com o apoio do espanhol Dani Sordo, que até ao momento está a levar a cabo um início de ano muito semelhante ao do companheiro de equipa.
Já a Qatar M-Sport World Rally Team é, porventura, a formação com a tarefa mais árdua. Ainda sem vitórias este ano e com apenas um pódio por parte de Mads Østberg, na Suécia, a formação oficial da Ford quererá não apenas relançar a temporada no regresso à Europa, como também tudo deverá tentar fazer para defender o triunfo conquistado no ano passado pela mão do norueguês, o primeiro da sua carreira no Mundial.
Junte-se a este cardápio competitivo a substituição do WRC Academy pelo Junior WRC, a estreia absoluta do Citroën Top Driver, inserido no agora denominado WRC3 (antigos Grupo N e duas rodas motrizes dos Grupos R1, R2 e R3), o WRC2 (antigo SWRC e que admite também máquinas dos Grupos R4 e R5) e temos o que promete ser mais um emocionante Vodafone Rally de Portugal dotado de todos os ingredientes que por várias vezes lhe valeram o epíteto de melhor rali do Mundo.