Sébastien Ogier (Toyota) venceu o Secto Rali da Finlândia após um despiste de Kalle Rovanperä (Toyota) na penúltima especial da prova. O piloto francês entra, definitivamente, na luta pelo nono título mundial, enquanto Thierry Neuville (Hyundai) minimizou as perdas com o segundo lugar na Finlândia.
A época do WRC continua a acumular momentos dignos de um thriller de Hitchcock e desta vez o ator principal foi Kalle Rovanperä. O bicampeão do Mundo estava a dominar a nona prova do Mundial, o 'seu' Rali da Finlândia, partindo para o penúltimo troço da prova com 45,8s de vantagem sobre o segundo classificado, Sébastien Ogier. Só que uma pedra na zona de trajetória catapultou o Toyota do finlandês para fora de estrada e Ogier aproveitou para garantir a terceira vitória em seis ralis este ano, o seu 61.º triunfo no WRC!
Um resultado que coloca Ogier e Vicent Landais numa improvável luta pelo título mundial, já que o oito vezes campeão do Mundo tinha planeado uma época a 'part-time' com a Toyota Gazoo Racing.
"É difícil sorrir nestas circunstâncias. Uma vitória na Finlândia é sempre agradável, mas não queríamos conquistá-la desta forma. Estou triste pelo Kalle e o Jonne, que tiveram um ritmo incrível durante todo o fim de semana. Nós fomos infelizes na Sardenha, onde perdemos uma vitória no último troço. É o desporto motorizado. E parece que agora vamos ter de completar a época", afirmou o recordista de vitórias do Vodafone Rally de Portugal.
Neuville reforça vantagem
Com Ott Tänak (Hyundai) e Elfyn Evans (Toyota) a ficarem de fora demasiado cedo, Thierry Neuville (Hyundai) foi segundo e teve uma boa operação para o campeonato, que continua a liderar, agora com Ogier no segundo lugar, a 27 pontos do belga.
Adrien Fourmaux, por sua vez, também aproveitou o deslize de Rovanperä para chegar ao quarto pódio da sua época e da sua carreira no WRC, voltando a validar a aposta da M-Sport Ford com o terceiro lugar.
Na estreia com um Rally1, Sami Pajari aproveitou para brilhar e ganhou um troço à geral com o Toyota Yaris GR oficial, terminando num promissor quarto lugar. Depois do letão Martins Sesks, há mais um jovem talento a 'bater' à porta do WRC...
No WRC2, Oliver Solberg (Skoda) dominou as operações e reforçou a sua candidatura ao título mundial, terminando na frente do veterano Jari-Matti Latvala, que voltou a experimentar as emoções do Rali da Finlândia ao volante de um Yaris GR Rally2.
O finlandês Jesse Kallio (Ford) triunfou no WRC3 e o jovem australiano Gill Taylor fez o mesmo no Júnior WRC.
O Acrópole Rali da Grécia é a décima prova do campeonato, entre 5 e 8 de setembro.