TANAK-cara-900

Ott Tanak e a Hyundai voltam a vencer para o WRC

A discussão pela vitória durou até ao último troço, com Tanak a bater Evans por apenas 5 segundos.
21 agosto 2022

O asfalto do Rali de Ypres foi muito seletivo para os candidatos à vitória nesta etapa belga do WRC. Quem melhor aproveitou foi Ott Tanak que levou o Hyundai i20 N Rally1 a uma vitória renhida perante o Toyota Yaris Rally1 de Elfyn Evans por apenas 5 segundos de diferença, beneficiando também da penalização de 10 segundos sofrida por Evans. No 3º lugar terminou Esapekka Lappi em Toyota a distantes 1m41,6 do vencedor. Uma prova que, na parte final, acabou por ficar entregue apenas a dois candidatos, tantos foram os acidentes sofridos por diversos protagonistas.

Ott Tanak mostrou uma vez mais estar a atravessar um excelente momento de forma, tal como o Hyundai que evidencia uma nova e mais eficaz dinâmica. Entre importantes abandonos, de destacar o do líder destacado do campeonato. Kalle Rovanpera venceu o primeiro troço e capotou de forma aparatosa logo na segunda especial, hipotecando logo de início qualquer hipótese de discutir a vitória. Também Thierry Neuville, a correr no seu país, não conseguiu discutir a vitória, abandonando na altura em que liderava o rali.

Longe do pódio, Oliver Solberg levou o Hyundai à 4ª posição a 3m28,5 enquanto muito mais distante ficou o Toyota de Takamoto Katsuta a impensáveis 6m06,1do vencedor. A categoria WRC2 foi dominada por Stéphane Lefvebre que impôs o Citroen C3 Rally2 ao campeão Andreas Mikkelsen que ficaria a 18,1 segundos de diferença e na frente de outro Citroen tripulado por Yohan Rossel. Na Power Stage, Kalle Rovanpera voltou a marcar a diferença com mais um triunfo, na frente de Evans e Neuville.

Depois da Bélgica, Rovanpera continua destacado no comando com 203 pontos, seguido por Tanak agora com 131 e por Evans que soma 116 pontos. Neuville caiu para o 4º lugar totalizando 106 pontos, na frente de Katsuta com 92. Nos construtores a Toyota continua a dominar com 381 pontos, a Hyundai soma 293 e a M-Sport Ford 188. A próxima prova é o Rali da Acrópole na Grécia, entre 8 e 11 de setembro.

Patrocínios
scroll up