Desde o segundo dia de competição que Jari-Matti Latvala se mostrou forte no XION Rally da Argentina e a verdade é que acabou por levar de vencida a prova e, com isso, garantiu o segundo triunfo da época naquela que foi mais um dobradinha da Volkswagen, com Sébastien Ogier a terminar no intermédio do pódio e com Kris Meeke (Citroën) na terceira posição.
O finlandês deu à marca germânica a nona vitória consecutiva no Campeonato do Mundo de Ralis, acabando com o antigo recorde que era detido pela rival Citroën. Latvala terminou com 1m26,9s de vantagem sobre o colega de equipa e Campeão do Mundo Ogier, que teve uma jornada atribulada e marcada por vários azares.
Atrás dos homens da VW e a 5m54,7s da primeira posição terminou o britânico da marca do duplo chevron, Meeke, que assegurou o segundo pódio da temporada, isto num dia com condições climatéricas muito adversas.
O nevoeiro cerrado e a muita lama nas clássicas especiais El Condor e Giulio Cesare foram disso bom exemplo e Ogier optou por jogar pelo seguro e não ir atrás de Latvala com o objectivo de terminar o rali e somar importantes pontos.
Já Meeke, que também se despistou em Portugal tal como Latvala, não cometeu um único erro. O piloto da Citroën manteve sempre olhar atento sobre as intenções de Andreas Mikkelsen (VW), que acabou por concluir o rali na quarta posição, a 23,6s do inglês.
Mas o norueguês não teve uma ronda fácil. Mikkelsen apanhou um susto com uma luz de aviso do alternador a acender-se no final da última especial, isto depois do piloto já ter desistido na sexta-feira, precisamente devido a problemas de alternador. Contudo, desta feita o terceiro homem da VW logrou chegar a Villa Carlos Paz para terminar sem mais dramas.
Enquanto isso, Thierry Neuville, que também teve problemas no Dia 2, partiu a transmissão do Hyundai i20 no início da última especial, mas conseguiu terminar na quinta posição, à frente de Robert Kubica. O polaco teve um arranque de temporada marcado por acidentes e desta feita optou por sacrificar a velocidade, o que deu frutos com um resultado nos seis primeiros.
Elfyn Evans foi sétimo na estreia na Argentina, à frente de Martin Prokop, também em Ford Fiesta RS. Enquanto isso, Mikko Hirvonen levou de vencida três especiais neste último dia, o que lhe permitiu terminar na nona posição, à frente de Nasser Al-Attiyah, vencer entre os WRC 2 e décimo da geral.
Desde o segundo dia de competição que Jari-Matti Latvala se mostrou forte no XION Rally da Argentina e a verdade é que acabou por levar de vencida a prova e, com isso, garantiu o segundo triunfo da época naquela que foi mais um dobradinha da Volkswagen, com Sébastien Ogier a terminar no intermédio do pódio e com Kris Meeke (Citroën) na terceira posição.
O finlandês deu à marca germânica a nona vitória consecutiva no Campeonato do Mundo de Ralis, acabando com o antigo recorde que era detido pela rival Citroën. Latvala terminou com 1m26,9s de vantagem sobre o colega de equipa e Campeão do Mundo Ogier, que teve uma jornada atribulada e marcada por vários azares.
Atrás dos homens da VW e a 5m54,7s da primeira posição terminou o britânico da marca do duplo chevron, Meeke, que assegurou o segundo pódio da temporada, isto num dia com condições climatéricas muito adversas.
O nevoeiro cerrado e a muita lama nas clássicas especiais El Condor e Giulio Cesare foram disso bom exemplo e Ogier optou por jogar pelo seguro e não ir atrás de Latvala com o objectivo de terminar o rali e somar importantes pontos.
Já Meeke, que também se despistou em Portugal tal como Latvala, não cometeu um único erro. O piloto da Citroën manteve sempre olhar atento sobre as intenções de Andreas Mikkelsen (VW), que acabou por concluir o rali na quarta posição, a 23,6s do inglês.
Mas o norueguês não teve uma ronda fácil. Mikkelsen apanhou um susto com uma luz de aviso do alternador a acender-se no final da última especial, isto depois do piloto já ter desistido na sexta-feira, precisamente devido a problemas de alternador. Contudo, desta feita o terceiro homem da VW logrou chegar a Villa Carlos Paz para terminar sem mais dramas.
Enquanto isso, Thierry Neuville, que também teve problemas no Dia 2, partiu a transmissão do Hyundai i20 no início da última especial, mas conseguiu terminar na quinta posição, à frente de Robert Kubica. O polaco teve um arranque de temporada marcado por acidentes e desta feita optou por sacrificar a velocidade, o que deu frutos com um resultado nos seis primeiros.
Elfyn Evans foi sétimo na estreia na Argentina, à frente de Martin Prokop, também em Ford Fiesta RS. Enquanto isso, Mikko Hirvonen levou de vencida três especiais neste último dia, o que lhe permitiu terminar na nona posição, à frente de Nasser Al-Attiyah, vencer entre os WRC 2 e décimo da geral.