CFILogin.resx

Ogier reassume liderança do Vodafone Rally de Portugal

05 abril 2014

A manhã do terceiro dia do Vodafone Rally de Portugal ficou marcada pelo ataque do campeão do Mundo e líder do campeonato, Sébastien Ogier, ao primeiro lugar de Mikko Hirvonen. O francês da Volkswagen Motorsport venceu as duas primeiras especiais e ficou em segundo na derradeira classificativa, só atrás do seu companheiro de equipa, Jari-Matti Latvala. 

A principal questão desta secção foi a escolha de pneus. Houve escolhas para todos os gostos, com combinações das duas misturas disponíveis, duros e macios. Logo a arrancar, Ogier bateu Hirvonen por 0,2 segundos e recuperou 0,9 segundos a Ott Tanak. Foi, contudo, na segunda especial da manhã, a mais longa do Rally, que o campeão do Mundo atacou com tudo. O francês aproveitou os 31,90km de piso molhado e lamacento de Santana da Serra 1 para, com pneus macios no Volkswagen Polo WRC, ganhar 8,7s a Hirvonen e 12,9s a Tanak.

Com esta performance, Ogier subiu de terceiro a primeiro, à frente de Hirvonen, Tanak e Ostberg, segundo, terceiro e quarto, respectivamente. Nesse mesmo troço, Robert Kubica acabou por ficar, de novo, pelo caminho depois de ter saído de estrada. O polaco já não conseguiu voltar à competição. 

Na última classificativa do dia, com honras de transmissão televisiva em directo, Foi Latvala quem fez o melhor tempo. O finlandês conseguiu, mesmo sendo o segundo na estrada, bater Ogier por 1,9s. Entretanto, Ott Tanak sofreu um acidente no mesmo sítio onde Latvala teve uma aparatosa saída de estrada em 2009. Houve vários carros, entre os quais o de Hirvonen, que completaram o troço perante a mostragem de bandeiras amarelas. A organização vai atribuir os tempos a essas formações com base na segunda passagem pela especial que acontecerá durante a tarde. 

Entre os pilotos do WRC2, Jari Ketomaa e Nasser Al-Attiyah mantiveram um interessante duelo pelo primeiro posto nas duas primeiras especiais da etapa. O finlandês venceu ambas e consolidou a liderança para 17,4s. Bernardo Sousa ocupa sexto posto nesta categoria e é o melhor português em prova. 

No Junior WRC, Fisher continuou a sua marcha na liderança com vitórias em todas as classificativas da manhã e tem uma vantagem de 1m07s para o segundo, Simone Campedelli. O italiano assumiu esse lugar quando Martin Koci ficou sem travões no segundo troço da manhã. Stéphane Lefebvre é o terceiro.

 

scroll up