Na mais longa especial do Rally de Portugal 2014 o francês Sebastien Ogier voltou a recuperar a liderança da prova em termos de classificação geral. A especial de Santana da Serra viu o campeão do mundos ser o mais rápido face a Mikko Hirvonen e assim o nórdico desceu ao segundo posto a pouco mais de dois segundos de Ogier.
Após ter ganho a primeira especial do dia o piloto do VW Pólo R WRC assinou novamente o melhor registo na primeira passagem por Santana da Serra e com 8.7 segundos de vantagem para o rival da Ford assumiu de novo o comando com 2.4 segundos de diferença.
Mads Ostberg foi o terceiro mais rápido na tentativa de recuperar terreno para Ott Tanak na luta pela posição mais baixa do pódio, mas o piloto da estónia apesar de ter perdido terreno para os dois primeiros conserva ainda quase 22 segundos de vantagem para o vencedor deste rally em 2012.
A escolha de pneus voltou a ser preponderante e com uma alternância entre zonas secas e outras enlameadas o troço fez novamente vitimas, com destaque para Robert Kubica que depois do abandono de ontem hoje ficou atacascado na especial depois de uma saída de estrada.
Entre os pilotos do WRC 2 o mais rápido foi Jari Ketomaa, novamente melhor que Nasser Al-Attiya para reforçar o comando da classificação na classe, com João Barros a ser o melhor dos pilotos portugueses numa especial onde Bernardo Sousa, o melhor na geral entre os lusos, ficou sem tracção traseira e cumpriu grande parte do troço com apenas tracção traseira no seu Ford Fiesta.