José Merceano levou a melhor no Vodafone Rally de Portugal Promoção, prova que agrupou os interessados nos Campeonatos Norte, Centro e Sul,
O piloto, que está inscrito na competição do sul de Portugal, beneficiou do atraso de Eduardo Veiga na derradeira classificativa. Este, venceu as duas primeiras especiais, amealhando 23,7 segundos de vantagem, mas deitou tudo a perder logo a seguir, quando o motor do seu carro perdeu potência, caindo para o segundo lugar.
Merceano, que era o mais sério perseguidor desde o início, viu, assim, abrir-se a porta para o triunfo e não desperdiçou a oportunidade, apesar de também ter alguns problemas elétricos.
Luís Mota, que venceu o derradeiro troço cronometrado, ficou o lugar mais baixo do pódio, não acusando problemas de maior, perdendo 38,8 segundos para o vencedor. Fernando Teotónio e Salvador Gonzaga, completaram a lista dos cinco primeiros, por esta ordem.
Carro nº 1, Ogier/Ingrassia
“Tudo bem. Fizemos o que pudemos. Estamos aqui, chegámos ao fim do dia, vamos ver como corre amanhã.”
Carro nº 4, Ostberg/Anderson
“Andámos mais depressa desta vez e correu bem. As condições estão traiçoeiras e com mais água do que estava à espera. Acho que fizemos uma má escolha de pneus mas fizemos o que podíamos. Vamos ver amanhã.”
Carro nº 5, Hirvonen/Lehtinen
“Não é bom, não é bonito. Fizxemos o melhor tempo mas não sabia como estavam os pneus. Por isso foi fantástico. Estou a divertir-me muito. Está a ser uma boa luta. Temos um bom tempo, mas amanhã há mais rali.”
Carro nº 7, Neuville/Gilsoul
“Tudo bem. Mas comecei a ficar sem pneus no final e tive de levantar o pé. De qualquer forma, foi bom. Podemos fazer alguns pequenos melhoramentos mas já me sinto mais confiante. Está a ser um belo dia. Estou mais contente e vamos ver o que conseguimos fazer amanhã. Ainda vai acontecer muita coisa.”
Carro nº 8, Hänninen/Tuominen
“Não estou satisfeito com os tempos. Foi duro, mas andámos bem. Não posso estar contente. Não fui suficientemente rápido.”
Carro nº 9, Mikkelsen/ Markkula
“Estou a ganhar confiança. Os tempos estão melhores. Penso que fomos inteligentes durante o dia. Não queríamos arriscar e cometer um erro grave. Esta é a forma de fazer as coisas. Não fomos rápidos, mas há mais rali pela frente.”
Carro nº 11, Tanak/Molder
“Está a ser um bom dia para a M-Sport. Amanhã podemos fazer ainda melhor. É estranho ver os Volkswagen atras. Vai ser uma luta dura com eles.”
Carro nº 12, Al Qassimi/ Patterson
“Difícil. Acho que tenho feito o melhor, ou seja, se não encontramos a melhor afinação para o carro, não vale a pena correr riscos. Quero andar mais. Vamos ver se conseguimos melhorar o carro para amanhã.”
Carro nº 16, Solberg/Minor
“Foi um dia duro mas bom. Estou satisfeito.”
Carro nº 20, Sordo/Marti
“Estou muito satisfeito. Perdi a protecção do carter no troço anterior mas o carro está mesmo, mesmo bom. O meu tempo não foi mau.”
Carro nº 21, Prokop/Tománek
“São condições loucas. Às vezes andamos cheios de confiança e noutras não sabemos o que vai acontecer. Mudámos o estilo de condução para experimentar e nos habituarmos aos pneus.”
Carro nº 32, Protasov/Cherepin
“Bati numa pedra e parti uma pequena peça no braço da suspensão. Tive de andar devagar.”
Carro nº 35, Ketomaa/Lindstrom
“Perdemos tempo aqui. andámos cerca de 2km atrás dele (Protasov).”
Carro nº 36, Barrable/Loudon
“Gostei imenso. Pena o Meeke ter saído de estrada. Tentámos umas alterações na suspensão e nos pneus para tentar melhorar. Correu bem. A curva (em que Kris Meeke saiu) faz-se tão depressa e é cega.”
Carro nº 38, Ahlin/Abrahamsen
“Foi um dia duro. Não o ideal. Cumprimos todas as especiais sem erros. É bom tendo em conta que tenho estado doente.”
Carro nº 41, Fuchs/ Mussano
“É um carro novo para mim. Tentei poupar um pouco. Não andei a fundo. Está duro. Tem muita pedra. Mas é giro, muito rápido.”
Carro nº 70, Kruuda/Jäveoja
“Tenho de estar feliz pois ainda estou na estrada. As condições são difíceis. O final foi complicado, quase bati numa árvore. Havia um salto que não sabia que estava lá. Temos de continuar a aprender.”
INCIDENTES
Kris Meeke saiu de estrada no mesmo sítio onde Elfyn Evans tinha saído na primeira passagem.