O novo Campeão do Mundo de Ralis, Sébastien Ogier, não deixou os créditos por mãos alheias e, tal como tem feito em jornadas do calendário, arrancou ao ataque no Rally RACC Catalunha para assumir a liderança da prova desde o primeiro quilómetro.
Vencedor das três especiais nocturnas propostas para este primeiro dia de competição, o piloto da Volkswagen deu a etapa por encerrada com uma vantagem de 8,8 segundos sobre o colega de equipa Jari-Matti Latvala, que iniciou a prova na terceira posição mas ao cabo da terceira classificativa passou Dani Sordo. O piloto da Citroën, que contava com uma vantagem de 2,1 segundos sobre o finlandês, perdeu ritmo na terceira especial ao ceder 5,9s para Latvala, acabando por terminar o dia no mais baixo do pódio provisório.
Enquanto isso, Thierry Neuville, que tenta nesta ronda fechar a luta pelo vice-campeonato, voltou a mostrar-se regular e a controlar bem os rivais. O belga da Ford, que tem em Latvala o principal rival, foi quarto nos três troços levados a cabo e está a pouco mais de dez segundos do segundo posto. Uma desvantagem que, atendendo ao andamento que tem apresentado em outras jornadas, não deverá ter dificuldades em anular.
Atrás de Neuville, e a fechar a lista dos cinco primeiros, está o segundo piloto da marca do duplo chevron. Mikko Hirvonen foi algo irregular, mas o quinto posto garantido no primeiro troço e consequente margem conseguida para os opositores foram o bastante para compensar o sétimo e sexto tempos assinados na segunda e terceira especiais, respectivamente.
Andreas Mikkelsen (VW), Evgeny Novikov (Ford), Hayden Paddon (Ford), Mads Ostberg (Ford) e Martin Prokop (Ford) foram os pilotos com fecharam o Top 10.
O novo Campeão do Mundo de Ralis, Sébastien Ogier, não deixou os créditos por mãos alheias e, tal como tem feito em jornadas do calendário, arrancou ao ataque no Rally RACC Catalunha para assumir a liderança da prova desde o primeiro quilómetro.
Vencedor das três especiais nocturnas propostas para este primeiro dia de competição, o piloto da Volkswagen deu a etapa por encerrada com uma vantagem de 8,8 segundos sobre o colega de equipa Jari-Matti Latvala, que iniciou a prova na terceira posição mas ao cabo da terceira classificativa passou Dani Sordo. O piloto da Citroën, que contava com uma vantagem de 2,1 segundos sobre o finlandês, perdeu ritmo na terceira especial ao ceder 5,9s para Latvala, acabando por terminar o dia no mais baixo do pódio provisório.
Enquanto isso, Thierry Neuville, que tenta nesta ronda fechar a luta pelo vice-campeonato, voltou a mostrar-se regular e a controlar bem os rivais. O belga da Ford, que tem em Latvala o principal rival, foi quarto nos três troços levados a cabo e está a pouco mais de dez segundos do segundo posto. Uma desvantagem que, atendendo ao andamento que tem apresentado em outras jornadas, não deverá ter dificuldades em anular.
Atrás de Neuville, e a fechar a lista dos cinco primeiros, está o segundo piloto da marca do duplo chevron. Mikko Hirvonen foi algo irregular, mas o quinto posto garantido no primeiro troço e consequente margem conseguida para os opositores foram o bastante para compensar o sétimo e sexto tempos assinados na segunda e terceira especiais, respectivamente.
Andreas Mikkelsen (VW), Evgeny Novikov (Ford), Hayden Paddon (Ford), Mads Ostberg (Ford) e Martin Prokop (Ford) foram os pilotos com fecharam o Top 10.