O Coates Hire Rally da Austrália, décima jornada do Campeonato do Mundo de Ralis, apresenta várias novidades desde a última vez que o evento teve lugar, em 2011.
Coffs Harbour, a meio caminho entre Sydney e Brisbane, volta a ser o palco d prova, mas o parque de assistência e a Super Especial moveram-se para a cidade, o que deverá contribuir para um maior espectáculo para o público. Os organizadores também incluíram uma especial de 49,9 km ao ligarem duas classificativas, o que deverá ser um grande desafio para todas as formações no sábado. Contudo, novas especiais e troços mais curtos contribuem para um percurso mais compacto.
Já no que toca à luta pelo ceptro de 2013 do WRC, Sébastien Ogier (VW) continua a ser o homem a bater. O desaire na pretérita jornada na Alemanha faz com que o gaulês não dependa apenas de si próprio para garantir desde já o título. É certo que lhe faltam apenas nove pontos para fechar a luta pelo Campeonato, mas Thierry Neuville tem-se mostrado muito bem nestas últimas jornadas.
O belga da Ford ocupa a segunda posição da geral e nas últimas rondas tem sido o que mais oposição tem oferecido ao líder do Campeonato e é o único que ainda pode almejar a glória, o que deixa antever uma jornada animada.
Enquanto isso, o companheiro de equipa de Ogier, Jari-Matti Latvala, também vem de uma jornada para esquecer. Aliás, a prova caseira da VW foi a pior da temporada e até ao momento a única em que a marca ficou arredada do pódio. Com o finlandês a ter de defender a terceira posição da geral dos potenciais ataques de Dani Sordo (Citroën) e, ao mesmo tempo, a não poder almejar mais que o segundo posto da geral, é bem provável que a principal tarefa de Latvala seja defender e ajudar o companheiro de equipa ao longo de toda a prova.
A prova australiana apresenta um total de 932,77 km, dos quais 352,36 serão disputados ao cronómetro ao longo de 22 especiais. A acção vai para a estrada na quinta-feira, 12 de Setembro, com a Qualifying Stage e as duas primeiras classificativas, enquanto o final está marcado para o domingo, dia em que se disputam seis especiais, a última delas em formato Power Stage.
O Coates Hire Rally da Austrália, décima jornada do Campeonato do Mundo de Ralis, apresenta várias novidades desde a última vez que o evento teve lugar, em 2011.
Coffs Harbour, a meio caminho entre Sydney e Brisbane, volta a ser o palco d prova, mas o parque de assistência e a Super Especial moveram-se para a cidade, o que deverá contribuir para um maior espectáculo para o público. Os organizadores também incluíram uma especial de 49,9 km ao ligarem duas classificativas, o que deverá ser um grande desafio para todas as formações no sábado. Contudo, novas especiais e troços mais curtos contribuem para um percurso mais compacto.
Já no que toca à luta pelo ceptro de 2013 do WRC, Sébastien Ogier (VW) continua a ser o homem a bater. O desaire na pretérita jornada na Alemanha faz com que o gaulês não dependa apenas de si próprio para garantir desde já o título. É certo que lhe faltam apenas nove pontos para fechar a luta pelo Campeonato, mas Thierry Neuville tem-se mostrado muito bem nestas últimas jornadas.
O belga da Ford ocupa a segunda posição da geral e nas últimas rondas tem sido o que mais oposição tem oferecido ao líder do Campeonato e é o único que ainda pode almejar a glória, o que deixa antever uma jornada animada.
Enquanto isso, o companheiro de equipa de Ogier, Jari-Matti Latvala, também vem de uma jornada para esquecer. Aliás, a prova caseira da VW foi a pior da temporada e até ao momento a única em que a marca ficou arredada do pódio. Com o finlandês a ter de defender a terceira posição da geral dos potenciais ataques de Dani Sordo (Citroën) e, ao mesmo tempo, a não poder almejar mais que o segundo posto da geral, é bem provável que a principal tarefa de Latvala seja defender e ajudar o companheiro de equipa ao longo de toda a prova.
A prova australiana apresenta um total de 932,77 km, dos quais 352,36 serão disputados ao cronómetro ao longo de 22 especiais. A acção vai para a estrada na quinta-feira, 12 de Setembro, com a Qualifying Stage e as duas primeiras classificativas, enquanto o final está marcado para o domingo, dia em que se disputam seis especiais, a última delas em formato Power Stage.