Sendo mais uma das provas do actual figurino encurtado, a Sardenha é ainda mais curta que o Rally da Acrópole do início do mês, contando com apenas dois dias. Contudo, o primeiro dia de prova (sexta-feira) apresenta-se extremamente longo, estendendo-se das 6h30 às 22h30 locais. À semelhança do que acontece no Neste Oil Rally da Finlândia, a prova terminará ao sábado, e não ao domingo, e, tal como no Acrópole, o programa incluirá controversa especial nocturna em terra na qual as condições climatéricas podem ser preponderantes.
Outros elementos dignos de nota da ronda italiana são o Cerimonial Start na histórica cidade de Sassari, na noite de quinta-feira, bem como a tradicional Especial Monte Lerno, com o seu espectacular salto a meio do percurso, e a poeirenta classificativa de Gallura a ser efectuada em dupla passagem, a primeira ao final da tarde e a segunda à noite, tudo isto numa ronda que contará com um total de 1.073,35 km, dos quais 304,5 serão disputados ao cronómetro ao longo de 16 Especiais.
Com 14 WRC’s na lista de inscritos, os olhos estarão postos na Volkswagen, líder da tabela de Construtores, e nos seus dois pilotos. Jari-Matti Latvala assinou a primeira vitória do ano aos comandos do Polo R WRC na última jornada na Grécia e deverá querer dar continuidade ao bom momento de forma, mas para isso terá de contar com a garantida oposição do companheiro de equipa Sébastien Ogier. O líder do Campeonato teve uma jornada para esquecer no Acrópole (com problemas a levarem à desistência na primeira Etapa) e vai, de certeza, fazer tudo para “repor” a ordem no pelotão, isto apesar da dilatada vantagem de mais de 50 pontos sobre o companheiro de equipa finlandês na frente da tabela de Pilotos.
Enquanto isso, Miko Hirvonen (Citroën) terá como principal tarefa subir ao terceiro posto e, seguramente, liderar o ataque da marca gaulesa à rival germânica. Neste momento o finlandês ocupa a quarta posição, mas com a ausência de Loeb (a sete pontos de distância) não deverá ser difícil ganhar uma posição no Campeonato, isto enquanto Thierry Neuville (Ford), que assinou o segundo terceiro lugar da época na Grécia, ocupa o quinto posto, a 11 pontos de Hirvonen.
Atrás surge Dani Sordo, a meros três pontos do belga depois de ter conquistado o melhor resultado do ano na última prova ao terminar em segundo. Quem também deverá tentar atacar a posição de Neuville é Mads Ostberg (Ford). O norueguês, um dos outros dois pilotos além de Ogier a ter pontuado em todas as provas já disputadas, está a apenas um ponto do espanhol, fazendo com que este trio desperte a atenção de muitos. Evgeny Novikov (Ford), Nasser Al-Attiyah (Ford), Martin Prokop (Ford; último piloto com pontos somados em todas as jornadas) e Andreas Mikkelsen (VW) são os nomes que completam a lista dos 11 primeiros do Campeonato. O Rally Itália - Sardenha conta ainda com a presença de Michal Kosciuszko, do sueco PerGunnar Andersson (Ford) e do brasileiro Daniel Oliveira (Ford). De destacar que o checo Kosciuszko, 21º da geral com apenas um ponto, vai alinhar aos comandos de um Ford Fiesta RS WRC, abandonando o Mini com que alinhou nas provas até agora disputadas.
Pode parecer que o Campeonato do Mundo de Ralis de 2013 começou há pouco tempo, mas a verdade é que a época atinge no próximo fim-de-semana de 20 a 23 de Junho o meio do calendário, com o Rally Itália - Sardenha a reunir equipas e pilotos para a sétima ronda da campanha.
Sendo mais uma das provas do actual figurino encurtado, a Sardenha é ainda mais curta que o Rally da Acrópole do início do mês, contando com apenas dois dias. Contudo, o primeiro dia de prova (sexta-feira) apresenta-se extremamente longo, estendendo-se das 6h30 às 22h30 locais. À semelhança do que acontece no Neste Oil Rally da Finlândia, a prova terminará ao sábado, e não ao domingo, e, tal como no Acrópole, o programa incluirá controversa especial nocturna em terra na qual as condições climatéricas podem ser preponderantes.
Outros elementos dignos de nota da ronda italiana são o Cerimonial Start na histórica cidade de Sassari, na noite de quinta-feira, bem como a tradicional Especial Monte Lerno, com o seu espectacular salto a meio do percurso, e a poeirenta classificativa de Gallura a ser efectuada em dupla passagem, a primeira ao final da tarde e a segunda à noite, tudo isto numa ronda que contará com um total de 1.073,35 km, dos quais 304,5 serão disputados ao cronómetro ao longo de 16 Especiais.
Com 14 WRC’s na lista de inscritos, os olhos estarão postos na Volkswagen, líder da tabela de Construtores, e nos seus dois pilotos. Jari-Matti Latvala assinou a primeira vitória do ano aos comandos do Polo R WRC na última jornada na Grécia e deverá querer dar continuidade ao bom momento de forma, mas para isso terá de contar com a garantida oposição do companheiro de equipa Sébastien Ogier. O líder do Campeonato teve uma jornada para esquecer no Acrópole (com problemas a levarem à desistência na primeira Etapa) e vai, de certeza, fazer tudo para “repor” a ordem no pelotão, isto apesar da dilatada vantagem de mais de 50 pontos sobre o companheiro de equipa finlandês na frente da tabela de Pilotos.
Enquanto isso, Miko Hirvonen (Citroën) terá como principal tarefa subir ao terceiro posto e, seguramente, liderar o ataque da marca gaulesa à rival germânica. Neste momento o finlandês ocupa a quarta posição, mas com a ausência de Loeb (a sete pontos de distância) não deverá ser difícil ganhar uma posição no Campeonato, isto enquanto Thierry Neuville (Ford), que assinou o segundo terceiro lugar da época na Grécia, ocupa o quinto posto, a 11 pontos de Hirvonen.
Atrás surge Dani Sordo, a meros três pontos do belga depois de ter conquistado o melhor resultado do ano na última prova ao terminar em segundo. Quem também deverá tentar atacar a posição de Neuville é Mads Ostberg (Ford). O norueguês, um dos outros dois pilotos além de Ogier a ter pontuado em todas as provas já disputadas, está a apenas um ponto do espanhol, fazendo com que este trio desperte a atenção de muitos. Evgeny Novikov (Ford), Nasser Al-Attiyah (Ford), Martin Prokop (Ford; último piloto com pontos somados em todas as jornadas) e Andreas Mikkelsen (VW) são os nomes que completam a lista dos 11 primeiros do Campeonato. O Rally Itália - Sardenha conta ainda com a presença de Michal Kosciuszko, do sueco PerGunnar Andersson (Ford) e do brasileiro Daniel Oliveira (Ford). De destacar que o checo Kosciuszko, 21º da geral com apenas um ponto, vai alinhar aos comandos de um Ford Fiesta RS WRC, abandonando o Mini com que alinhou nas provas até agora disputadas.