O Rally da Acrópole é a segunda jornada do Campeonato do Mundo Júnior de Ralis de 2013 e são dez os pilotos que vão fazer frente às exigentes classificativas do evento helénico.
Os pilotos vão competir nas especiais do Acrópole aos comandos de Ford Fiestas R2 de duas rodas motrizes, todos semelhantes entre si, com pneus de terra Hankok e, pela primeira vez, com combustível biológico GEM.
A lista de inscritos é liderada por Pontus Tidemand, que venceu a primeira jornada em Portugal e lidera a tabela do JWRC com 30 pontos. O sueco alinhou no Acrópole de 2012, na altura inserido na WRC Acemey, mas desistiu com problemas de transmissão quando lutava pela terceira posição.
Como parte da sua preparação para a prova grega, Tidemand competiu recentemente no Rally Sørland, terceira ronda do Campeonato da Noruega de Ralis de 2013, vencendo a categoria 2WD e terminando em terceiro da geral num Fiesta R2.
"Vencer o Júnior WRC em Portugal foi fantástico, especialmente contra uma concorrência tão forte,” disse Tidemand. “O Rally da Acrópole pode ser ainda mais duro, já que as temperaturas podem ser altas e as especiais são traiçoeiras num R2. Conheço um pouco o evento e espero conseguir terminar no pódio este ano, mas sei que não será fácil.”
O espanhol José Suarez terminou em segundo, atrás de Tidemand no Algarve, e está a 10 pontos de distância no Campeonato. Outro antigo participante da WRC Academy, Suarez foi quinto na Grécia em 2012 e aumentou muito os seus níveis de confiança no fim-de-semana passado ao levar de vencida a categoria R2 no Rally Santander Cantabria – segunda prova do Campeonato de Espanha de Ralis Asfalto.
"Estou ansioso pelo Rally da Acrópole. É um grande evento, muito exigente e técnico. Com um R2 há que ter cuidado e ser inteligente porque é fácil danificar o carro nas especiais com mais pedras. Vamos fazer todos os possíveis para obtermos o melhor resultado na Grécia. Ainda estou em busca da minha primeira vitória em terra.”
Apesar de terem mostrado bom ritmo em Portugal, o piloto das Canárias Yeray Lemes – mais um antigo piloto da WRC Academy – e o norueguês Mariu Aasen sofreram azares e estão apostados em acertar as contas na Grécia.
Ao lado destes estarão outros seis nomes: Andreas Amberg (FIN), Martin Koci (SVK), Niko-Pekka Nieminen (FIN), Sander Pärn (EST), Murat Bostanci e Michael Burri (SUI).