Vitória importantíssima para as aspirações de Ott Tanak num rali onde a Toyota não ganhava desde 1996. O estónio atacou na altura certa, para gerir depois uma prova onde controlou à distância os seus principais opositores. Tanak até a Power Stage venceu, saindo de Gales com a pontuação máxima, o que lhe dá a liderança do WRC ainda mais folgada. Mas tanto Neuville como Ogier tentaram responder à letra ao domínio de Tanak. Neuville ficou no 2º lugar a 10,9 segundos da vitória e Ogier terminou no 3º lugar a 23,8 segundos do vencedor.
Para além da batalha pelo título, o campeonato de construtores também estã ao rubro, com a Hyundai a liderar, mas agora com a Toyota demasiado perto. Por isso, Kris Meeke assinou uma prova inteligente, ao terminar no 4º lugar a 35,6 segundos do seu companheiro de equipa, dando importantes pontos à Toyota. Mikkelsen também tentou, mas foi 6º classificado, sendo ultrapassado na reta final pelo Ford Fiesta de Evans, que foi o 5º classificado.
Para os pontos extra da Power Stage, onde Tanak não deu hipóteses a ninguém, Ogier assinou o 2º melhor tempo e Lappi o 3º, seguido por Evans e por Neuville. Contas feitas depois do Rali da Grã-Bretanha, Tanak está na frente com 240 pontos, seguido por Ogier com 212 e por Neuville com 199. São estes os 3 candidatos, mas agora, com a vida de Tanak muito mais facilitada, quando faltam duas provas para o final do WRC 2019.
Entre os construtores, a Hyundai continua na frente com 340 pontos, mas agora com a Toyota muito perto, totalizando 332 pontos. Com apenas 8 pontos de diferença, será aliciante seguir os ralis de Espanha e Austrália, as duas provas que faltam no calendário mundial. A Citroen soma 278 pontos e a M-Sport Ford 200. Em Gales Rovanpera em Skoda Fabia R5 venceu a categoria WRC 2, seguido por Petter Solberg em Volkswagen Polo GTI R5, com o piloto a colocar um ponto final na sua rica carreira desportiva. A próxima prova está marcada para a Catalunha, um rali misto de gravilha e asfalto, entre 24 e 27 de outubro.