Na primeira classificativa deste segundo dia do Vodafone Rally de Portugal, o britânico Kris Meeke esteve imparável, ao deixar Jari-Matti Latvala, seu colega na equipa Toyota, a 3 segundos. Pior, contudo, terá sido o alarme que soou na equipa do construtor nipónico, já que Ott Tanak, líder do Rally, cedeu 9 segundos para o autor do melhor tempo, queixando-se de problemas de travões no seu Yaris. Ou seja, enquanto os Toyota que secundam Tanak na tabela classificativa consolidaram as suas posições, o piloto estónio perdeu terreno em Vieira do Minho 1.
Como seria de prever, Ogier (Citroen) e Neuville (Hyundai), os pilotos “não Toyota” que se mantêm na corrida pela discussão da vitória, surgiram entre os mais rápidos, com vantagem para o francês que ocupa o primeiro lugar no Mundial. Ambos estão agora separados por menos de um segundo.
Na classe WRC2Pro, Kalle Rovanpera (Skoda) conquistou o primeiro lugar ao seu colega Jan Kopecky, agora com uma desvantagem de 13.2s.
Entre os pilotos que competem no CPR (Campeonato de Portugal de Ralis), Armindo Araújo (Hyundai) ampliou ligeiramente a sua vantagem, agora cifrada em 52.5s, para Ricardo Teodósio (Skoda), com Bruno Magalhães (Hyundai) na terceira posição, a 1m45s do líder.