CFILogin.resx
201906021789

TANAK DEFENDE LIDERANÇA ESTE SÁBADO

31 maio 2019

O Vodafone Rally de Portugal regressa ao norte, este sábado, para a disputa das seis classificativas que constituem a segunda etapa da prova. Como a posição de partida para os World Rally Cars é inversa à classificação, Dani Sordo, Sébastien Loeb e Elfyn Evans têm a tarefa mais complicada, pois vão limpar os troços para os demais.

Pelas razões opostas, Ott Tanak tem a posição mais confortável entre os «11 magníficos», o que lhe dá excelentes perspetivas para poder almejar à vitória e recuperar pontos na luta pelo título, na qual ocupa atualmente a segunda posição, a 10 pontos de Sébastien Ogier.

No entanto, não tem tarefa fácil, porque tanto os colegas de equipa Jari-Matti Latvala e Kris Meeke, a 17,3s e 22,8s respetivamente, como os principais rivais nas contas do campeonato, Thierry Neuville (a 24,2s) e Ogier (a 25,8s), partem igualmente em posições favoráveis e vão certamente «vender cara» a vitória ao estónio. Mesmo se o adágio popular «reza» que candeia que vai à frente alumia duas vezes.

Rovanpera no WRC Pro e Veiby no WRC2

Já para o WRC2 Pro, a grande luta deve manter-se entre Jan Kopecky e Kalle Rovanpera e é de esperar que o sueco recupere o comando, mesmo se está 4,8s atrás do checo para já. Rovanpera é mesmo candidato à vitória à geral na Classe R5, que para já é liderada por Ole Veiby e que por sua vez domina igualmente o WRC2. Por isso mesmo, o norueguês detém algum favoritismo, até porque está mais de 25 segundos à frente de Nicolay Gryazin, e mais de 33 à frente de Pierre-Louis Loubet, segundo e terceiro classificados, respetivamente, nas contas do WRC2 no Rally.

Armindo Araújo em posição privilegiada para vencer no CPR

Em relação às contas do Campeonato de Portugal de Ralis (CPR), competição que termina ao final da manhã, após a PE10, Armindo Araújo tem tudo para garantir a pontuação máxima, já que dispõe de uma vantagem de cerca de 50 segundos sobre Ricardo Teodósio. Este, por sua vez, também tem tudo para segurar o segundo porto, porque o terceiro, de Bruno Magalhães, está a cerca de um minuto e José Pedro Fontes, o quarto, vem quase a três minutos. A manhã de sábado será a hora de todas as decisões, mesmo se já não há muito a decidir…

A primeira classificativa desta 2.ª Etapa, que se disputa, este sábado, 1 de junho de 2019, é a PE8-Vieira do Minho 1 (20,53 km): começa às 08h38. Depois, às 09h31, corre-se PE9-Cabeceiras de Basto 1 (22,22 km), para, às 10h47, começar a PE10-Amarante 1 (37,60 km). De tarde, as segundas passagens pelos troços da manhã começam, respetivamente, às 15h08, 16h01 e 17h17.

scroll up