CFILogin.resx
ss5-tanak

Tänak e a Toyota cada vez mais na frente

31 maio 2019

O finlandês Teemu Suninen (Ford Fiesta) estreou-se a vencer uma classificativa da edição 2019 do Vodafone Rally de Portugal na segunda passagem por Góis (18,78 km), numa altura em que o estónio Ott Tanak e a equipa Toyota consolidam os primeiros lugares. O brilharete daquele piloto da Ford coincidiu com o furo de Meeke, que baixou uma posição na tabela classificativa, e inviabilizou um pódio provisório preenchido apenas com os Yaris.

Com os Hyundai de Loeb e de Sordo ainda no Rally, mas já fora do combate pela conquista de um lugar de honra, devido ao problema matinal surgido no sistema de alimentação de combustível dos dois i20, o azar também bateu à porta da Ford neste troço cronometrado. Um fio que se desligou junto aos pés do navegador Scott Martin no habitáculo do Fiesta fê-lo perder cerca de 4 minutos.

Neuville, por seu turno, que durante a manhã saiu incólume da “síndrome do combustível” que afastara os outros carros da Hyundai da discussão do Rally, continuou, à semelhança de Ogier, a aguardar por melhores condições para melhorar o seu desempenho. Recorde-se que estes dois pilotos, primeiro e terceiro, respetivamente, a disputar as classificativas, pagaram a fatura de limpar a estrada, ao contrário de Ott Tanak. Este último, mesmo sendo o segundo a partir para os troços, esteve claramente à frente da concorrência, ao colocar o seu Toyota Yaris no primeiro lugar… e à espera de uma etapa de sábado mais favorável, em termos de ordem na estrada, para dar o “golpe” e preparar terreno para fazer a festa no próximo domingo…

Na categoria WRC2Pro, Jan Kopecky (Skoda Fabia) tem uma vantagem de 13s sobre o seu colega de equipa Kalle Rovanpera, enquanto o polaco Lukasz Pieniazek (Ford Fiesta) soma já mais de um minuto de atraso.

No WRC2, o norueguês Ole Veiby (VW Polo GTi) continua no primeiro lugar, agora com o japonês Takamoto Katsuta (Ford Fiesta) a 7s e o russo Nicolay Gryazin (Skoda Fabia) a mais 7.

Armindo Araújo (Hyundai) aumentou a sua margem de conforto face a Ricardo Teodósio (Skoda) para 41.1s entre os pilotos do Campeonato de Portugal de Ralis, com Bruno Magalhães (Hyundai) no terceiro lugar, a mais e um minuto do primeiro.

scroll up