A grande jornada de consagração do vencedor deste Vodafone Rally de Portugal decorrerá na manhã, e princípio da tarde, deste domingo, na região de Fafe, que será o palco das últimas cinco provas especiais de classificação da sexta prova do Campeonato do Mundo. Naturalmente que será na especial de Fafe (Lameirinha), a do famoso alto, que se centram todas as atenções, até porque a segunda passagem corresponde à Power Stage, que atribui pontos (5, 4, 3, 2 e 1) aos cinco pilotos mais rápidos.
As cinco classificativas (Montim 1, Fafe 1, Luílhas, Montim 2 e Fafe 2) não somam mais do que 51,53 quilómetros ao cronómetro e ao partir da Exponor, em Matosinhos, para a última etapa com uma vantagem de 39,8 segundos em relação a Elfyn Evans (Ford), Thierry Neuville (Hyundai) estará prestes, salvo qualquer imponderável, a somar a sua segunda vitória da temporada. A confirmar-se, o piloto belga da Hyundai destronará Sebastien Ogier (Ford) da liderança do Campeonato do Mundo.
Mas se a questão do triunfo estará praticamente decidida, em aberto fica o último lugar do pódio, com Sordo (Hyundai), Suninen (Ford) e Lappi (Toyota) apostados em lutar até ao último segundo.