O Vodafone Rally de Portugal é uma prova especial para o Campeão do Mundo de Ralis Sébastien Ogier, não fosse a prova do Automóvel Club de Portugal a primeira em que o piloto venceu na categoria principal do WRC. Mas esse não é o único motivo, já que Portugal é, precisamente, uma das duas provas em que Ogier tem mais sucesso.
Além de Monte Carlo, rali que conhece muito bem por se disputar em boa parte na sua terra natal de Gap, o Rally de Portugal é o único em que o piloto da M-Sport soma cinco vitórias.
Um conjunto de resultados que, ao contrário do que se passa em Monte Carlo, têm surgido ao longo do tempo e não de forma consecutiva. E, depois da vitória do ano passado, muitos eram os que apontavam o francês como o grande favorito ao triunfo para esta edição, ainda para mais depois do positivo início de Campeonato com três vitórias (o que já por si é melhor que as duas que logrou ao longo de toda a época e 2017). Um favoritismo que acabou por ser inflacionado pelo facto de, pela primeira vez mais de 30 anos, podermos assistir ao quebrar do recorde de cinco vitórias estabelecido por Markku Alen em 1987.
Contudo, tal não estava escrito. O francês viu-se obrigado a atirar a toalha ao chão após uma saída de estrada em Viana do Castelo 2.
Ogier e o seu navegador Julien Ingrassia saíram ilesos do contratempo, mas a expressão do piloto e o facto de Ingrassia não ter conseguido abandonar o carro pela sua porta, e ter tido de usar a de Sébastien, mostrou desde logo que a coisa não era “bonita” para a dupla gaulesa. Momentos depois, imagens aéreas mostravam o Ford Fiesta WRC com o número 1 entalado entre árvores, abaixo do nível da estrada, numa posição da qual nunca sairá sem a ajuda de um reboque... O que só poderá acontecer depois da passagem de todos os concorrentes e que, inevitavelmente, roubará tempo preciso aos mecânicos da M-Sport para levarem a cabo as necessárias recuperações do carro.
O piloto e a equipa ainda não declaram estar fora do Rally, mas a verdade é que a possibilidade de triunfo, e de um novo recorde no Rally, desapareceu por completo.